Como reduzir o gasto com café em 2025: truques fáceis para driblar a alta dos preços

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O aumento dos preços nos últimos meses tem feito com que os brasileiros diminuam o consumo de uma das bebidas preferidas do país. Porém, você pode reduzir o gasto com café em 2025 seguindo algumas dicas simples, que o FDR apresenta agora.

Como reduzir o gasto com café em 2025: truques fáceis para driblar a alta dos preços
Foto: Pixabay

Seja pingado, expresso, feito no coador, na cafeteira, prensa ou de outra forma, o cafezinho faz parte do dia a dia dos brasileiros. Porém, nos últimos meses os altos preços têm feito muita gente repensar o consumo. O FDR explica como reduzir o gasto com café em 2025.

Motivos do aumento do preço do café

  • As condições climáticas (secas ou ondas de calor) acabam afetando a produção do grão e consequentemente o preço final ao consumidor sobe.
  • Aliado a isso, houve uma queda na produção mundial, motivada também pelas condições climáticas adversas.
  • Além disso, nos últimos anos houve um aumento do consumo em todo o mundo, especialmente na China e no Reino Unido.
  • No ano passado o Brasil bateu o recorde de exportações do grão, com mais café indo para fora do Brasil o estoque para o mercado interno é mais limitado.
  • Por fim, a valorização do dólar também afeta o preço do produto, já que ele é negociado em moeda estrangeira.

Como reduzir o gasto com café em 2025?

  • Prepare a quantidade certa para o seu consumo, assim você evita o desperdício.
  • Os grãos de torrefação média podem ser mais baratos e agradáveis ao paladar.
  • Compre em grandes quantidades.
  • Tente substituições mais baratas, como chás ou café descafeinado.

Yasmin Souza, especialista do FDR, dá dicas importantes para reduzir o gasto com café.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.