Pouca gente sabe, mas IBGE acabou de revelar o por que em abril brasileiros ficaram sem dinheiro

A inflação no Brasil foi destaque em abril, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou 0,43% no intervalo de um mês. Os dados, são do relatório do Ministério da Fazenda, evidenciando por que em abril brasileiros ficaram sem dinheiro.

Apesar de ser menor que o mês anterior, a alta continua afetando significativamente os brasileiros. A pressão vem, sobretudo, nos preços dos alimentos.

Em comparação a abril de 2024, a inflação atingiu uma alta de 5,53%, outro fator que justifica a limitação no orçamento das famílias brasileiras neste mês.

Um homem mostrando que não há nada em seu bolso, revelando por que em abril brasileiros ficaram sem dinheiro
Por que em abril brasileiros ficaram sem dinheiro? ─ Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/FDR

Liderando esta alta, estão os preços dos alimentos com uma subida de 0,82% no grupo de Alimentação e bebidas. Muitos consumidores sentem o peso do aumento nos preços de itens essenciais como batata, tomate e café.

O cenário inflacionário desafia a economia enquanto o Banco Central eleva a taxa de juros para 14,75% ao ano. Essa estratégia tem como objetivo controlar a inflação, mas também encarece o custo do crédito, afetando tanto finanças pessoais quanto empresariais.


A pressão dos preços dos alimentos e os custos com saúde

O papel dos alimentos no índice inflacionário é evidente. Afinal, eles são itens básicos diretamente impactados por questões climáticas e variações no câmbio. Entre os destaques de itens que subiram de preço, aparecem:

  • Lanche (1,38%);
  • Café moído (4,48%);
  • Tomate (14,32%);
  • Batata-inglesa (18,29%).

No entanto, outro fator que deixou o brasileiro sem dinheiro em abril, foi o aumento dos custos com Saúde e cuidados pessoais. Este grupo, acumulou 1,18%, acompanhando a alta dos Produtos farmacêuticos, que somam 2,32%.


Estratégias do Banco Central e seus efeitos

O Banco Central neste momento tem o desafio de equilibrar inflação e crescimento econômico. Desse modo, ao aumentar a Selic, a intenção é reduzir a demanda e controlar os preços.

Contudo, essa ação pode também desencorajar investimentos, contrariando esforços de crescimento no longo prazo.


Quais são as consequências para os brasileiros?

O aumento dos preços dos alimentos, combinado com o crescimento dos juros, explica porque mais um mês brasileiros ficaram sem dinheiro.

Mas quando os salários não acompanham a inflação, o poder de compra diminui, forçando mudanças nos hábitos alimentares e de consumo para ajustar as finanças pessoais.

Por fim, os dados de abril de 2025 destacam um desafio contínuo para o Brasil. Com a inflação ainda distante da meta de 3%, o governo e o Banco Central ainda buscam um ponto de equilíbrio entre conter a alta de preços e estimular o crescimento econômico.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.