Espírito Santo libera lista de aprovados no CNH Social para tirar a carteira grátis

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou a lista dos 3.500 candidatos selecionados para a primeira fase do programa CNH Social 2025. Essa iniciativa oferece a oportunidade de obter a carteira de motorista gratuitamente para a população de baixa renda do estado. Os aprovados nesta etapa já podem conferir seus nomes e seguir para a fase de matrícula.

Espírito Santo libera lista de aprovados no CNH Social
para tirar a carteira grátis. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Para os contemplados nesta primeira listagem da CNH Social, o próximo passo é efetivar a matrícula online, diretamente no site do Detran-ES. O prazo para realizar a matrícula pela internet se estende do dia 6 até o dia 20 de maio.

É fundamental que os selecionados acessem a aba específica do programa ou o banner disponível na página principal do site do Detran-ES dentro desse período e preencham o formulário com as informações solicitadas para garantir sua participação.

Próximos passos para os aprovados na CNH Social

Após a conclusão da matrícula online, os candidatos aprovados no CNH Social deverão comparecer pessoalmente à autoescola indicada pelo sistema para dar início ao processo de habilitação. O prazo para procurar a autoescola é de 15 dias corridos a partir da data da matrícula online.

Na sequência, os beneficiários terão 30 dias corridos para realizar a biometria em uma unidade do Detran-ES e agendar os exames médicos e psicológicos na clínica credenciada indicada pelo órgão. É importante ressaltar que todo o processo de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria deverá ser concluído dentro do prazo máximo de 12 meses a partir da abertura do processo na autoescola.

Candidatos matriculados que não cumprirem os prazos estabelecidos pelo programa CNH Social serão desclassificados, perderão o benefício e ficarão impedidos de realizar novas inscrições no programa por um período de cinco anos. Aqueles que foram contemplados nesta primeira lista, mas não realizarem a matrícula online dentro do prazo estipulado, também serão desclassificados e impedidos de participar de futuras etapas do programa por três anos.

O Detran-ES reforça a importância de os candidatos acompanharem atentamente todas as etapas e cumprirem rigorosamente os prazos para não perderem o benefício da CNH Social. O órgão também informa que não realiza ligações nem envia e-mails comunicando o resultado da seleção.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, traz a lista de todos os estados que possuem CNH Social

Benefícios da gratuidade

Os candidatos selecionados no Programa CNH Social têm direito a realizar todo o processo de habilitação de forma totalmente gratuita, incluindo:

  • Captura biométrica no Detran-ES;
  • Exames médicos e psicológicos em clínica credenciada;
  • Um exame toxicológico (para categorias D ou E);
  • 20 aulas teóricas e práticas na autoescola;
  • Até três reprovações (nas provas teórica ou prática);
  • Duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, para quem foi aprovado na teórica);
  • Em caso de faltas ou necessidade de remarcação de provas por outros motivos, o candidato deverá arcar com as taxas correspondentes.