Show da Lady Gaga causa explosão de preços em Copacabana e revolta fãs; veja a denúncia

SALESóPOLIS, SP — Um dos eventos mais esperados do ano já tem data para acontecer. Neste sábado (3) a cantora Lady Gaga se apresenta em Copacabana, no Rio de Janeiro, de forma gratuita. Devido ao sucesso do evento o preço das hospedagens chegam a valores absurdos. 

lady gaga
Show da Lady Gaga causa explosão de preços em Copacabana e revolta fãs; veja a denúncia
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Prefeitura do Rio espera que 1,6 milhão de pessoas compareçam para a apresentação de Lady Gaga nas areias da praia de Copacabana. Para receber tanta gente, foi criado um esquema especial, principalmente no trânsito e na segurança. 

Desde o anúncio do show as pousadas, hotéis, hostels, casas de temporada e todos os outros locais que recebem turistas têm aumentado os seus valores. É normal que o preço cresça acompanhando a demanda de reservas, mas o aumento tem preocupado. 

Diante de algumas denúncias, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon-RJ abriram um processo administrativo contra as plataformas de aluguel de imóveis por temporada.

Hospedagens estão sendo canceladas de última hora

De acordo com a Sedcon, existem denúncias de que muitos hotéis estão cancelando as reservas de última hora para renegociar os valores de locação, superiores aos valores cobrados inicialmente.

Esta é uma prática considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor. A Sedcon e o Procon-RJ vão comparar os valores cobrados no mesmo período em anos anteriores, e notificar essas empresas. 

Foi confirmado pelos órgãos de proteção ao consumidor que as plataformas de reservas  terão que informar quantos proprietários cancelaram reservas ou renegociaram valores entre os dias 20 de abril e 10 de maio. 

“Se comprovado abuso de poder econômico, vantagem claramente excessiva ou prática de aumento abusivo de preço, serão aplicadas sanções tanto para as plataformas como para os proprietários”, disse o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, segundo o jornal O Dia

Como denunciar práticas abusivas dos hotéis?

Caso o consumidor tenha percebido práticas abusivas dos hotéis, que incluem valores muito acima do comum, o secretário Gutemberg Fonseca recomenda que o consumidor faça a denúncia. 

  • Registre sua reclamação no Procon-RJ;
  • Reúna todos os documentos que comprovam a prática abusiva e anexe.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com