VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Quem está acostumado a usar o método de pagamentos instantâneo deve ficar atento. O Banco Central alerta usuários do PIX sobre novas regras. Algumas pessoas podem acabar perdendo as chaves registradas se não regularizarem suas situações; entenda.

(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Há alguns dias o Banco Central alerta usuários do PIX sobre novas regras que podem excluir suas chaves cadastradas. A exclusão faz parte das medidas de seguranças adotadas pelo BC. Assim, o órgão pretende reduzir os golpes e fraudes onde os usuários utilizam nomes diferentes para atraírem as vítimas.
Banco Central alerta usuários do PIX
- Sendo assim, quem está com o CPF irregular pode acabar perdendo a chave PIX.
- A medida foi publicada pelo BC no dia 6 de março e determina a suspensão de CPF com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula”.
- Portanto, quem está com o documento assim não pode registrar chave PIX.
- Além disso, as empresas com CNPJ suspenso, inapta, baixada ou nula também deve ser afetadas.
- Porém, essa situação não em relação com o pagamento de tributos, apenas com a identificação cadastral do CPF e CNPJ na Receita Federal.
- Sendo assim, não é necessário pagar impostos para regularizar a sua situação.
“Com as novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal. Para garantir que os participantes do Pix cumpram as novas regras, o BC irá monitorar periodicamente a conduta dos participantes, podendo aplicar penalidades para aquelas instituições que apresentem falhas nesse processo”, informou o Banco Central.