SãO PAULO (SP) — Meio de pagamentos mais usado no Brasil, o PIX traz grande praticidade para quem tem conta em banco. No entanto, os bandidos também tem se aproveitado da ferramenta para aplicar uma série de golpes no PIX.

As fraudes estão se tornando cada vez mais sofisticadas, o que passa a exigir um maior cuidados dos brasileiros que possuem cadastro no PIX.
Recentemente, a aplicação de um novo golpe envolvendo o PIX começou a chamar a atenção.
Entenda como funciona o novo golpe do PIX:
- Segundo o portal de notícias UOL, a fraude ocorre quando um vírus é instalado no aparelho do cidadão;
- Para tal, é preciso que o dowload dele seja realizado;
- Normalmente isso acontece por meio de links falsos que são enviados para os cidadãos;
- Ao ser instalado no celular o vírus é capaz de trocar a chave PIX enquanto o cidadão está realizado uma transferência;
- Dessa forma, o dinheiro é enviado diretamente para a conta do criminoso;
- No entanto, o golpe não para por aí;
- Isso porque o vírus também é capaz de alterar o valor que está sendo enviado, permitindo assim que a conta do cidadão acabe esvaziada.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para evitar cair no golpe é essencial que o cidadão adote algumas medidas de segurança.
Entre elas, a principal é nunca realizar o download de aplicativos que não estão presentes nas lojas oficiais dos smartphones.
Além disso, caso instale algum programa que solicite a liberação da permissão de acessibilidade, o cidadão deverá negar esse acesso.
Por fim, é essencial manter um programa de antivírus instalado no smartphone. Atualmente, algumas versões gratuitas estão disponíveis para download nas lojas oficiais dos dispositivos móveis.
Ao seguir as recomendações o cidadão deverá estar protegido contra o novo golpe do PIX. Porém, por segurança, também é essencial conferir os comprovantes ao final de cada transação.