Em meio a pandemia do novo coronavírus, as agências do INSS precisaram fechar as portas para o atendimento presencial e incentivar o feito digitalmente. Sendo necessário reforçar o uso da plataforma Meu INSS.
Por meio desta ferramenta, é possível realizar diversos atendimentos mesmo sem sair de casa, inclusive solicitar benefícios. Esta faz parte de uma das medidas adotadas pelo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para garantir o repasse de benefícios e atendimento aos segurados mesmo durante a pandemia.
Porém, com a expectativa ainda distante de uma possível reabertura é preciso ficar atento sobre como realizar o procedimento de agendamento das visitas às agências do INSS, já tendo os atendimentos regularizados. O Meu INSS funcionará como o portal para fazer todo esse procedimento, até uma segunda chamada.
Vale ressaltar que todas as ações são gratuitas. E no caso dos agendamentos prévio dos atendimentos a plataforma será mediadora neste processo. Ações são válidas para medidas presenciais e à distância para aposentadorias, auxílios, revisões, emissão de certidões etc.
Já a perícia médica também terá o seu agendamento feito pelo Meu INSS tanto para o pedido inicial do benefício, quanto para a prorrogação. O auxílio doença também teve critérios diferentes definidos durante a pandemia e todas ações são realizadas através do portal.
Vale destacar que podem acessar esta plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Na ferramenta é possível inclusive enviar documentos, como atestado médico para garantir o recebimento do auxílio doença.
Além deste, ainda há acesso aos serviços também pelos canais de atendimento ao cliente, como o telefone 135. Ao realizar uma ligação o contribuinte não gasta créditos, pois é gratuita e pode obter informações e acompanhar muitos serviços de forma remota.
Para conferir uma das agências do INSS mais próxima à sua residência é só acessar o portal e informar o CEP da sua residência, o sistema vai localizar a unidade mais próxima, junto com as informações do horário de atendimento.