O INSS fez uma alerta sobre o prazo para a retirada do pagamentos dos aposentados, pensionistas e titulares de auxílios. Os beneficiários têm até 60 dias para realizar o saque do dinheiro, caso isso não ocorra a quantia é devolvida para o Instituto.
O recolhimento do valor no período limite de dois meses faz parte de uma política adotada pela Previdência Social, a fim de evitar possíveis fraudes ou o pagamento indevido de trabalhadores que já faleceram. Por isso, deixar o dinheiro rendendo não é uma solução viável.
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Quem desejar aplicar a quantia de alguma forma, deve transferir o pagamento para uma conta pessoal específica para esse objetivo. Na conta salário, quer dizer, conta de recebimento do benefício, a movimentação é necessária para comprovar que há uma pessoa física recebendo o valor.
Caso o banco devolva o dinheiro para o INSS, é necessário que o beneficiário solicite novamente o depósito por meio do aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135.
Pelo aplicativo é necessário que o beneficiário informe os dados pessoais, como RG e CPF, além de informações opcionais como endereço de e-mail e número de telefone. O beneficiário deve informar ainda o nome da mãe, seu dia de nascimento e o mês.
O cadastramento para o beneficio depende da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias e somente é finalizado quando o segurado responde de forma correta às perguntas.
Por isso, é preciso escolher a opção certa sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social, o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos.
Depois disso, acordo com o INSS, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir disso , pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.
O usuário, então, deve fazer o login, com seu CPF e a senha cadastrada. Na coluna à esquerda, deve clicar na opção “Agendamentos/Requerimentos” e escolher “Novo Requerimento”. Em seguida, precisa selecionar “Atualizações para manutenção do Benefício e outros Serviços” e escolher “Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido”.
A situação do segurado também pode ser regularizada pela central telefônica 135, clicando na opção que estarão enumeradas de 1 a 6.
A central funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, se for feita de um telefone fixo. Se a ligação for feita de um aparelho celular, o custo da ligação realizada é o de uma ligação local.