Descubra a nova regra da Uber que pode impactar suas próximas corridas

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Atenção usuários de aplicativos de transporte de passageiros, as novas regras da Uber pode impactar suas corridas. A empresa implementou um novo requisito para os motoristas parceiros. E passou a disponibilizar o recurso de bloqueio de passageiros.

Descubra as novas regras da Uber que pode impactar suas próximas corridas
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Motoristas e passageiros serão afetados pelas novas regras da Uber, que já estão sendo aplicadas em todo o país. As alterações são válidas para todo o país. De um lado os passageiros terão mais conforto, do outro terão que apresentar bom comportamento nas viagens.

O FDR esclarece agora o que a empresa de transporte de passageiros mudou neste ano.

Novas regras da Uber

Ar-condicionado é requisito básico

Agora todos os veículos cadastrados na plataforma deverão oferecer ar-condicionado aos passageiros. Essa atualização deve trazer mais conforto para motoristas e passageiros, especialmente durante a onda de calor que vem atingindo o país. A obrigatoriedade já está sendo aplicada.

“Diante das recentes ondas de calor, a atenção a esse ponto torna-se ainda mais importante como forma de assegurar a saúde e o bem-estar tanto de motoristas parceiros como de seus passageiros. Dessa forma, é esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, em todas as modalidades de viagem, para proporcionar temperatura confortável para ambos ao longo do trajeto”, explica a Uber.

De acordo com a empesa, os motoristas que não oferecem esse recurso podem receber avaliações ruins dos passageiros.

A especialista Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre os carros proibidos na Uber em 2025, confira a lista.

Motoristas da Uber podem cobrar pelo uso do ar-condicionado?

Segundo a Uber, não é permitida a cobrança de taxa adicional pelo uso do ar. Inclusive, a empresa afirma que todas as cobranças extras feitas fora da plataforma são violações das regras do Código da Comunidade.

A recomendação é que os usuários denunciem esse tipo de cobrança, o que pode resultar na desativação da conta do motorista.

Bloqueio de passageiros com baixa avaliação

Agora no momento de avaliar a corrida o motorista terá a opção de bloquear o passageiro a partir do seu comportamento durante a viagem, a partir da quantidade de estrelas atribuídas a ele:

  • Avaliações de 1 estrela: O bloqueio da conexão entre passageiro e motoristas será automático. O passageiro não será notificado, mas o motorista verá na tela a informação de que ele não será mais combinado com aquele passageiro.
  • Avaliações de 2 e 3 estrelas: o bloqueio será opcional, o motorista decide se bloqueia ou não.
  • Avaliações de 4 e 5 estrelas: Como essas notas indicam uma boa avaliação, o motorista não terá a opção de bloquear o usuário.

Como evitar o bloqueio na Uber?

As dicas abaixo são da própria Uber:

  • Respeito e cordialidade: trate o motorista e o seu veículo com respeito, com conversas apropriadas e amigáveis.
  • Pontualidade: esteja pronto para o embarque quando solicitar o carro.
  • Segurança viária: O uso do cinto de segurança é obrigatório por lei para motoristas e passageiros.
  • Bebida alcoólica: os pssageiros não devem consumir bebidas alcoólicas durante viagens com o aplicativo da Uber.
  • Cuide do veículo como se fosse seu: atenção para não sujar o veículo e fazer com que o motorista precise parar seu horário de trabalho para limpá-lo, evite consumir bedidas e alimentos dentro dos veículos.

Essas regras são importantes para uma classe de trabalhadores que luta pelo reconhecimento do vínculo empregatício.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.