Anvisa emite alerta – 7 marcas de café são proibidas por contaminação

RECIFE (PE) — Item consumido diariamente por milhões de brasileiros, o café é a bebida queridinha do Brasil. No entanto, um alerta emitido pela Anvisa trouxe apreensão para os consumidores brasileiros.

Anvisa emite alerta – 7 marcas de café são proibidas por contaminação. (Imagem: Freepik)

De acordo com a Agência, sete marcas de café tiveram a comercialização proibida recentemente. A restrição aconteceu depois que os cafés da marca passaram por uma análise da Anvisa.

Durante a etapa, foi constatado que os cafés estavam contaminados com substâncias proibidas. Por isso, a comercialização das marcas de café precisou ser suspensa pela Anvisa.

A medida foi tomada buscando proteger a saúde dos brasileiros que consomem as marcas de café.

Confira a lista dos cafés que tiveram a venda suspensa pela Anvisa:

  • A nova suspensão aconteceu por conta da detecção de substâncias não regulamentadas, como o mulungu e os terpenos;
  • Apesar de serem compostos naturais, os produtos não têm o uso em alimentos recomendado;
  • Por isso, a Anvisa decidiu pela suspensão da venda dos produtos;
  • Além disso, segundo o portal de notícias ND+, também foi suspensa a fabricação, distribuição e propaganda dos seguintes produtos:
  • Café Berry White Decaf em grãos;
  • Orange California em grãos;
  • Lime Kush em grãos;
  • Berry Night Decaf moído;
  • Sunset Califórnia moído;
  • Orange California moído;
  • Morning Kush moído;
  • Segundo a Anvisa, o monitoramento de produtos continuará sendo realizado;
  • Além disso, a Agência também recomenda que os consumidores se mantenham atentos às informações dos rótulos.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o cuidado é essencial. Isso porque alguns alimentos que estão disponíveis no mercado parecem, mas não são

Na prática isso significa que os produtos podem aparentar ter uma composição mas, quando o rótulo é visto de forma detalhada, é possível constatar uma diferença no produto.

Assim, existe a necessidade de que o consumidor permaneça atento para garantir que está levando para casa aquilo que realmente pensou estar comprando.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.