Cortado? Descubra porque seu Bolsa Família não caiu esse mês

SALESóPOLIS, SP — O calendário de pagamentos do Bolsa Família para fevereiro começou na última segunda-feira (18). Quem deveria ter recebido até esta sexta-feira (21), mas não foi contemplado, precisa consultar os motivos pelos quais o dinheiro ainda não caiu na sua conta. 

bolsa família
Cortado? Descubra porque seu Bolsa Família não caiu esse mês
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Mensalmente o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está avaliando os inscritos no Cadastro Único que recebem o Bolsa Família. Por isso, caso seja descoberto algum critério que não tenha sido cumprido, o benefício é bloqueado. 

Existe diferença entre bloqueio e corte. O motivo é que o bloqueio é reversível, ou seja, o pagamento pode voltar a ser liberado. Enquanto que o corte significa o cancelamento da inscrição no programa e se dá em situações mais graves. 

O que fazer para não perder o Bolsa Família?

Existem alguns grupos que são prioridade na fila de espera para receber o Bolsa Família. Como aqueles chefiados por mulheres, que possuem crianças, adolescentes ou gestantes.

Mas, apenas esse perfil não é suficiente para manter o benefício e não ser cortado, ainda é preciso cumprir com regras básicas.

Os requisitos chamados de condicionalidades indicam quais são as regras para se manter no programa, e elas incluem:

  • Estar com os dados atualizados no Cadastro Único (quem compõe a família, nome de cada um, endereço, renda per capita, escola onde as crianças estudam, e outros);
  • Ter renda mensal de no máximo R$ 218 por pessoa (não é incluso no cálculo o pagamento de outro benefício social);
  • Crianças deve frequentar mais que 65% das aulas no ano, e adolescentes mais que 75%;
  • Caderneta de vacinação de crianças, jovens e gestantes deve estar atualizada;
  • Crianças e mulheres de 14 a 44 anos devem fazer acompanhamento de saúde;
  • Gestantes precisam fazer o pré-natal.

Como desbloquear o Bolsa Família?

Se houve o bloqueio do seu auxílio o titular do Bolsa Família tem direito de corrigir os erros para fazer o desbloqueio. Por exemplo, atualizando a caderneta de vacinação ou apresentando atestado médico que justifique as faltas na escola. 

Por fim será preciso atualizar os dados para manter a inscrição no Bolsa Família. Depois que as informações do Cadastro Único mostrarem que os erros foram corrigidos, o governo avalia a liberação do auxílio. Para isso é necessário:

  • Agendar o seu atendimento no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo;
  • Solicitar a renovação no Cadastro Único;
  • Apresentar os documentos necessários;
  • Responder ao questionário socioeconômico;
  • Aguarde a aprovação. 

No caso do cancelamento não tem como pedir pela continuidade no programa. Será necessário atualizar seus dados e aguardar novamente na fila de espera. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com