Idosos do INSS ganham parcelas mais BARATAS ao solicitar um consignado; entenda a novidade

Novidade anunciada pelo governo federal, os idosos do INSS ganham parcelas mais baratas ao solicitar um consignado. A redução do valor acontece graças à ampliação do prazo de pagamento. Aposentados e pensionistas podem aproveitar essa novidade.

Idosos do INSS ganham parcelas mais BARATAS ao solicitar um consignado; entenda a novidade
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Pensando em pegar um empréstimo consignado? Então, essa notícia é para você, os idosos do INSS ganharam parcelas mais baratas no consignado. A novidade foi confirmada pelo Ministério da Previdência Social e já está sendo aplicada.

Antes de ir até o banco solicitar o empréstimo confira as últimas atualizações anunciadas pelo ministro Carlos Lupi.

No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traz mais informações sobre o INSS que podem te interessar, confira:

Novo prazo para o consignado do INSS

Agora os segurados podem pedir empréstimos com prazo de pagamento em até 96 parcelas, ou seja, ou anos. Antes da mudança o pagamento era feito em até 84 meses (sete anos).

Com essa ampliação as parcelas do consignado do INSS devem acabar sendo menores, pesando menos no orçamento dos segurados.

Assim, os aposentados, pensionistas e titulares de benefícios de prestação continuada (BPC Loas) terão mais margem no crédito e poderão renovar seus empréstimos.

“A gente está facilitando a vida do cidadão diminuindo o valor das parcelas. Nosso desejo com a prorrogação é que as pessoas possam terminar de pagar suas dívidas sem precisar ficar renovando empréstimos”, afirmou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, segundo a Secretaria de Comunicação Social.

Consignado do INSS

Quem recebe benefícios do INSS tem margem consignável de 35%, isso significa que eles só podem comprometer até esse percentual de seus salários com o empréstimo consignado.

Ainda podem acessar:

  • Outros 5% com cartão de crédito consignado.
  • E outros 5% para o cartão consignado de benefício.

Assim, as parcelas do empréstimo só podem ser de até 45% do valor do benefício. Isso representa R$ 683,10 para recebe um salário mínimo.

Atualmente, mais de 48 milhões de contratos de consignado estão ativos. Segundo o Banco Central, esses contratos movimentam mais de R$ 268 bilhões (40%) do total de empréstimos consignados ativos no país.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, apresenta o novo cartão do INSS.

Idosos do INSS ganham parcelas mais BARATAS ao solicitar um consignado; entenda a novidade
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Taxa de juros do consignado do INSS

Por outro lado, o Conselho Nacional de Previdência Social decidiu aumentar a taxa de juros do consignado. Assim, o empréstimo com desconto na folha de pagamento teve um aumento dos juros de 1,66% para 1,80% ao mês.

Esse aumento mostra o quanto foi importante a ampliação do prazo de pagamento do consignado. Nas modalidades de consignado via cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o Conselho manteve os juros em 2,46% ao mês.

As taxas podem ser conferidas no Meu INSS, inclusive, é interessante que o segurado acesse o sistema antes de pedir o empréstimo, evitando surpresas no pagamento das parcelas.

Quem tem contrato de consignado ativo também deve ficar atento se as parcelas estão sendo cobradas com o valor correto. Para isso basta consultar as informações do benefício pela internet.

O INSS também recomenda que os aposentados e pensionistas não comprometam suas rendas com emprestimos para outras pessoas.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.