Mais tempo para quitar a dívida, o prazo para o consignado do INSS foi aumentado pelo Ministério da Previdência. A medida beneficia aposentados, pensionistas e quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Confira agora qual o novo prazo.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2_dinheiro-idoso-fdr-6.jpg)
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Durante coletiva de imprensa na última quarta-feira, 5, o Ministério da Previdência Social anunciou o novo prazo para o consignado do INSS. Com essa medida os beneficiários do INSS terão parcelas menores e mais prazo para pagarem o empréstimo, informou o ministro Carlos Lupi.
“A gente está facilitando a vida do cidadão diminuindo o valor das parcelas. Nosso desejo com a prorrogação é que as pessoas possam terminar de pagar suas dívidas sem precisar ficar renovando empréstimos”, afirmou o ministro.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traz mais informações que podem te interessar, confira:
A ampliação é válida para todos os cidadãos que recebem benefícios do INSS com autorização para solicitação de consignado. O que inclui os titulares do BPC.
Novo prazo para o consignado do INSS
Até então os segurados podiam parcelar o consignado em até 84 parcelas, ou seja, sete anos.
Agora, o parcelamento poderá ser feito em até 96 meses, o equivalente a oito anos, informou o Ministério da Previdência social.
Assim, os aposentados, pensionistas e titulares de benefícios de prestação continuada (BPC Loas) terão mais margem no crédito e poderão renovar seus empréstimos.
Consignado do INSS
- Os beneficiários do INSS possuem margem consignável de 35%, isso significa que eles só podem comprometer até esse percentual de seus salários com o empréstimo consignado.
- Outros 5% com cartão de crédito consignado.
- E outros 5% para o cartão consignado de benefício.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, apresenta o novo cartão do INSS.