Criminosos aproveitam o nome de instituições renomadas para atraírem suas vítimas. Os golpes em nome do INSS, por exemplo, são focados geralmente nos aposentados. O objetivo principal é roubar dados sensíveis e valores dessa população vulnerável.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2025/01/meu-inss.jpg)
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Os golpes em nome do INSS continuam fazendo vítimas em todo o país, especialmente os idosos. Os criminosos aproveitam da fragilidade das pessoas que acabam se tornando vítimas e muitas vezes demoram a se dar conta do golpe.
Para trazer mais credibilidade à prática criminosa eles se passam por funcionários, usam crachás, logos e a marca do Instituto Nacional do Seguro Social. No pior dos casos chegam a usar aplicativos para esconderem seus números telefônicos.
No vídeo abaixo, tambpem disponível no canal do YouTube do FDR, você confere mais informações:
Assim entram em contato com a vítima e na tela do celular é exibido um número que realmente é de um órgão oficial.
Principais golpes em nome do INSS
Golpe da prova de vida
Um suposto servidor do Instituto chega à casa do cidadão para a realização da prova de vida. No entanto, solicita uma foto do cidadão e do seu documento, o que não é uma prática comum no INSS.
Com um falso crachá o cidadão se identifica e começa a aplicar o golpe com mais credibilidade.
Golpes via SMS e mensagens
Essas são as principais estratégias dos criminosos, eles enviam mensagens com um número para você entrar em contato e tratar da aprovação de um benefício ou liberação de um pagamento.
Mas, para isso o cidadão teria que acessar determinado link ou baixar um aplicativo. É exatamente ai que mora o perigo, esses links escondem uma armadilha para roubar os seus dados.
Falsa lista de benefícios
Um suposto advogado entra em contato com a vítima informando ter visto o nome dela em uma lista de benefícios indeferidos pelo INSS. E propõe que seja aberta uma ação para liberação do valor. Mas, para abrir a ação é necessário reunir as informações e documentos do cidadão.
O Instituto Nacional do Seguro Social identificou um caso em que um segurado recebeu um oficio de um oficial de justiça com uma ação realmente aberta. Acontece que o segurado não abriu ação contra o INSS.
Roubo de identidade
A forma como esse crime acontece pode ser variada, mas em sua essência o criminoso rouba os dados da vítima e com eles em mãos consegue pegar empréstimos, fazer operações virtuais e muito mais.
As ações acabam resultado em prejuízos materiais e até psicológicos para a pessoa que teve a identidade roubada.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2_aposentado-em-frente-a-uma-agencia-do-inss-fdr-direitos.jpg)
(Imagem: FDR)
Como se proteger dos golpes em nome do INSS?
- O INSS não entra em conta com os segurados e quando isso acontece ele apenas faz a confirmação de informações;
- Nenhum servidor do INSS está autorizado pedir foto do segurado ou do seu documento;
- A prova de vida realmente continua, mas agora é feita pelo próprio órgão;
- Todos os pedidos de benefícios são gratuitos;
- O INSS não usa intermediários para a solicitação de benefícios, nem cobra taxas pela aprovação;
- Se tiver dúvidas sobre uma visita, pegue os dados exibidos no crachá do servidor e ligue para a central 135 para confirmar sua identidade;
- Atualmente não há ação do Instituto com visita aos segurados.