Lançada em 2019, a Carteira de Trabalho Digital substitui o documento físico, nela são registradas as informações profissionais do cidadão. A emissão pode ser solicitada pela internet gratuitamente. Aprenda agora como emitir a sua sem sair de casa.
Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital vem sendo usada no Brasil como um documento substituto da versão física. O registro profissional acaba sendo mais fácil e a apresentação do documento também, basta usar o aplicativo oficial. A emissão é gratuita e pode ser feita pela internet.
Além de ser usada para o registro profissional, o documento também garante o acesso a direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego.
Como faço para emitir a Carteira de Trabalho Digital?
Você pode solicitar o documento pela internet de duas formas:
Pelo celular
- Fazer o download do app da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS);
- Clicar em Entrar com conta gov.br;
- Fazer login na conta gov.br informando CPF e senha cadastrada;
- Inserir seus dados solicitados;
- Aguardar a validação das informações;
- Responder ao questionário.
Pelo computador
- Acessar o portal de serviços e informações do Brasil;
- Clicar na opção “Obter Carteira de Trabalho Digital”;
- Em seguida, o usuário será redirecionado ao portal Emprega Brasil;
- Fazer o login com a conta Gov.br;
- Clicar na opção “Carteira de Trabalho Digital”;
- Preencher as informações solicitada.
E atenção, a recomendação é de que os trabalhadores que possuem a Carteira de Trabalho impressa guardem o documento após a emissão da versão digital.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre os benefícios da Carteira de Trabalho Digital.