Auxílio doença é pago para doenças mentais? INSS emite comunicado oficial

O aumento de casos de transtornos mentais na população brasileira tem gerado algumas preocupações, especialmente para os trabalhadores. Isso porque, atualmente, é comum que os cidadãos perguntem se o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece algum tipo de proteção para esses casos. Recentemente o órgão federal se pronunciou sobre a situação.

Auxílio doença é pago para doenças mentais? INSS emite comunicado oficial. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com o comunicado realizado pelo INSS, algumas formas de suporte são oferecidas para os segurados. Assim, caso seja diagnosticado com alguma doença ou transtorno mental, o cidadão poderá se ausentar do trabalho sem sofrer consequências financeiras. Para tal, segundo especialista do FDR, Laura Alvarenga, é preciso que ele comprove que a ausência o tempo de ausência será usado para recuperação ou realização do tratamento necessário.

Dependendo do período de afastamento, o cidadão poderá conseguir receber pagamentos diretamente pelo INSS. Isso porque o órgão federal oferece o benefício do por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, para trabalhadores que precisam se afastar por mais de 15 dias de suas atividades. No entanto, vale lembrar que o benefício só está disponível para quem já realizou pelo menos 12 meses de contribuição.

Além disso, caso o afastamento seja decorrente do próprio trabalho, como em casos de Síndrome de Burnout, o trabalhador ainda poderá solicitar o benefício de incapacidade temporária acidentário. Nesse caso, não é preciso obedecer uma carência mínima de contribuições para o INSS. 

Segundo a psicóloga, terapeuta cognitivo comportamental e neuropsicóloga, Jéssica Targino Albuquerque de Melo, os benefícios “desempenham um papel essencial no suporte ao paciente em afastamento”.

“O ambiente de trabalho, dependendo das circunstâncias, pode ser um fator de estresse, piorando os sintomas do transtorno. Essa pausa permite ao paciente reduzir o nível de estresse, reorganizar a rotina e aderir ao tratamento de forma mais eficaz. É também uma oportunidade para desenvolver habilidades de enfrentamento e estratégias cognitivas que facilitarão a reintegração ao trabalho no momento adequado”, afirma a psicóloga em entrevista para o INSS.

Saiba como solicitar o benefício INSS em caso de transtornos mentais:

  • Atualmente, o pedido do benefício pode ser realizado online, garantindo maior praticidade para os trabalhadores;
  • Para tal, é preciso acessar o aplicativo ou site do meu INSS;
  • Para entrar na plataforma é necessário ter uma conta Gov BR e senha cadastrada;
  • Caso não possua a inscrição, o trabalhador poderá realizar o cadastro no momento do primeiro acesso;
  • Em seguida ele deverá buscar pela opção de benefício por incapacidade temporária;
  • Nesse momento, ele deverá anexar documentos que comprovam sua condição e a necessidade de afastamento do trabalho;
  • Em seguida, será preciso aguardar análise do INSS;
  • Para ter o benefício disponibilizado também é possível solicitar a liberação por telefone;
  • Para tal, é preciso que ele ligue para central 135 e agende a entrega dos documentos necessários.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre os valores pagos pelo INSS. Confira:

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.