Os aposentados do INSS começaram 2025 com uma boa notícia: a partir de 27 de janeiro, os benefícios passarão a incluir um reajuste de 4,77%. Essa atualização, baseada na inflação do período, foi anunciada para garantir que os beneficiários mantenham seu poder de compra e consigam ter mais qualidade de vida.
De acordo com matéria do Estadão, todos os aposentados do INSS que já recebiam seus benefícios até 1º de fevereiro de 2024 terão direito ao reajuste integral. Para aqueles que passaram a receber após essa data, o reajuste será proporcional ao tempo de liberação do benefício.
Aposentados do INSS
Com o reajuste, o teto máximo dos benefícios do INSS passa de R$ 7.786,01 para R$ 8.157,40. Assim, receberão esses valores do reajuste:
- Beneficiários que recebem o salário mínimo: a partir de 27 de janeiro;
- Demais beneficiários: a partir de 3 de fevereiro.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica alerta geral emitido para brasileiros que solicitaram empréstimo consignado em 2025.
Como consultar o valor do benefício?
Para consultar o valor do benefício reajustado, você pode:
- Acessar o site ou aplicativo Meu INSS: informar seu CPF e senha para consultar seu extrato de pagamento;
- Ligar para a Central 135: informe seu CPF e as informações solicitadas para obter as informações sobre o seu benefício.
O reajuste do INSS é fundamental para garantir que os aposentados e pensionistas mantenham seu poder de compra e possam ter uma vida digna. No entanto, é importante ressaltar que o aumento não acompanha a inflação para todos os beneficiários, o que pode gerar desigualdades.
Como solicitar aposentadoria?
Você deve reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.
Com isso, você pode entrar em contato com o INSS através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a sua solicitação de aposentadoria.