Novas regras do BPC em 2025: entenda o que muda para os beneficiários do programa social

Responsável por atender milhões de cidadãos em todo o país, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) realiza um pagamento mensal no valor mínimo de R$ 1.518 para os seus beneficiários. Neste ano, o benefício deverá passar por uma série de modificações que serão realizadas com o objetivo de garantir que apenas quem realmente precisa seja contemplado pelo pagamento. Confira nesta matéria as regras de pagamento do BPC em 2025.

Novas regras do BPC em 2025: entenda o que muda para os beneficiários do programa social. (Imagem: FDR)

Recentemente, uma lei aprovada pelo Congresso Nacional trouxe alterações para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por isso, é essencial que os cidadãos que desejam receber o benefício fiquem atentos aos novos critérios de pagamento do benefício que é liberado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Saiba as regras de pagamento do BPC em 2025:

Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, as mudanças foram realizadas para reduzir as fraudes no programa.

“A mudança aprovada ajuda a fechar duas portas. Uma, contra fraudes diretas por usuários, com sistema de biometria, atualização do cadastro a cada dois anos e cruzamento de dados sobre renda. A outra dará maior transparência no conceito de deficiência, evitando que pessoas que não preenchem requisitos da lei fiquem recebendo anos e anos até que se decida que não era devido”, afirmou o ministro.