Governo divulga prazo final para quitar dívidas com descontos de até 90% e parcelamentos

Os brasileiros que estão com dívidas tem até o dia 17 de janeiro para negociar e quitar os seus débitos com descontos de até 90% e parcelamentos através do programa do Governo Federal, o Renegocia! Veja como participar.

Governo divulga prazo final para quitar dívidas com descontos de até 90% e parcelamentos
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

De acordo com o governo, o Brasil está passando por um período de crescimento na inadimplência, que já atingiu mais de 70 milhões de seguidores. O programa Renegocia! é uma resposta do próprio governo para permitir que as famílias fiquem livres dos débitos com bancos, empresas e comércio.

Além disso, a iniciativa contribui para a retomada do crédito e o aquecimento da economia do país. Também reforça o impacto social, já que muitos brasileiros que enfretam dificuldades socioeconômicas e passam por limitações no acesso a bens e serviços básicos.

Como participar do programa do governo que garante 90% de descontos em pagamentos de dívidas?

Os descontos são oferecidos aos consumidores através do portal Consumidor.gov.br ou nas unidades do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon).

Inclusive, os descontos oferecidos podem ultrapassar até 90% do valor devido. Além disso, as contas também podem ser parceladas.

Veja como negociar o seu débito online:

  • Acesse a plataforma consumidor.gov.br;

  • Visite o site oficial do programa ou consulte os aplicativos das empresas participantes;

  • Faça o cadastro;

  • Informe os seus dados pessoais;

  • Escolha a instituição ou empresa com a qual deseja renegociar;

  • Identifique os valores devidos e veja as propostas disponíveis;

  • Escolha a proposta mais adequada para a sua realidade

  • Formalize o acordo;

  • Faça o pagamento das parcelas ou à vista.

Prazo final chegando para quem é MEI quitar as dívidas sem se prejudicar

Os Microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas que possuem dívidas em aberto têm uma oportunidade importante para regularizar sua situação no Simples Nacional antes que sejam penalizados.

Segundo a especialista do FDR, Yasmin Souza, aqueles que não quitarem ou parcelarem os débitos até o dia 31 de janeiro de 2025 correm o risco de serem excluído do regime e enfrentar consequências como aumento da carga tributária e maior burocracia.

Outras informações para o pagamento de dívidas estão disponíveis aqui no FDR.