BPC e PIS/PASEP sofrem forte impacto após mudanças no salário mínimo

O novo cálculo de reajuste do salário mínimo aprovado pelo Senado e pela Câmara vai impactar diretamente o valor recebido em outros benefícios. Entre eles, o abono PIS/PASEP e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). As mudanças começam em 2025. 

salário mínimo
BPC e PIS/PASEP sofrem forte impacto após mudanças no salário mínimo
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Basta a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para confirmar o novo valor do salário mínimo para 2025. Os deputados e senadores aprovaram o projeto de contenção de gastos que previu mudanças para a fórmula como o piso é calculado. 

Diante disso, o valor do BPC e do PIS/PASEP também mudam. Isso porque, os idosos e pessoas com deficiência com direito ao auxílio social recebem mensalmente 1 salário mínimo pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

E os trabalhadores com ganho de até 2 salários mínimos por mês, que recebem o abono salarial, sacam 1/12 do salário mínimo do mês trabalhado. O máximo que pode ser recebido é igual ao piso do país. 

O que mudou no salário mínimo?

A mudança no salário mínimo aconteceu na fórmula de reajuste. No ano passado o governo havia adotado como regra para o acréscimo o resultado da inflação de um ano antes, mais o PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás. 

Porém, a inflação acabou subindo mais do que o esperado, e se fosse considerado esse cálculo o salário do próximo ano chegaria a R$ 1.528, valor inviável para o governo. 

A nova fórmula de reajuste do salário mínimo que começa a valer a partir de 2025 será de:

  • Resultado do INPC do ano anterior +
  • Resultado do PIB de dois anos antes limitado a 2,5%.

Isso significa que mesmo que o PIB de dois anos antes tenha crescido mais do que isso, como aconteceu em 2023 quando ficou em 2,9%, o máximo que pode ser considerado é de 2,5%. 

Com base nesse cálculo o valor do piso será de:

  • R$ 1.517;
  • INPC de 4,84% + teto de 2,5% do PIB.

Mudanças no BPC e no PIS/PASEP

Além do novo limite de reajuste do salário mínimo, o mesmo pacote fiscal ainda incluiu mudanças nas regras para o BPC e para o PIS/PASEP.

BPC

  • Necessidade de cadastro biométrico para receber o auxílio;
  • O cálculo de renda familiar para fins de concessão do benefício deve considerar a soma dos rendimentos brutos mensais dos membros da família. 

PIS/PASEP

  • A partir de 2026 o ganho mensal para ter acesso ao abono salarial vai subir, até chegar ao limite de 1,5 salários mínimos em 2033. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com