Um balanço divulgado nesta segunda-feira (8), pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostra que o país contabiliza 238 shoppings reabertos em 123 cidades de 17 estados.
Cerca de 218 shoppings que foram reabertos representam uma parcela de 49% do total de 577 estabelecimentos desse setor no país.
Há cerca de 1 semana, o número de shoppings reabertos estavam em 218 ou seja 38% do total.
As cidades que tiveram os seus centros comerciais reabertos ontem (8) foram: Fortaleza (CE), Teresópolis (RJ) e as cidades de Campinas, Atibaia, Bauru, Bragança Paulista, Itapecerica da Serra, Rio Claro e São Vicente, em São Paulo.
Em São Paulo, o número de shoppings reabertos no interior subiu para 77, totalizando 41 municípios.
Na cidade, são cerca de 54 shoppings que irão permanecer fechados e a reabertura só vai ser realizada após a aprovação da prefeitura com base nas propostas e protocolos apresentados pelos setores econômicos.
De acordo com o balanço, o estado com o maior número de shoppings reabertos é São Paulo (77), seguido por Rio Grande do Sul (36), Paraná (35) e Santa Catarina (24).
Shoppings reabertos por estado:
- São Paulo: 77
- Rio Grande do Sul: 36
- Paraná: 35
- Santa Catarina: 24
- Distrito Federal: 20
- Minas Gerais: 14
- Goiás: 12
- Ceará: 12
- Amazonas: 10
- Rio de Janeiro: 10
- Espírito Santo: 9
- Mato Grosso do Sul: 6
- Pará: 6
- Mato Grosso: 6
- Bahia: 3
- Maranhão: 2
- Pernambuco: 1
Reabertura
A Abrasce e a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), montaram uma série de recomendações para os estabelecimentos, lojistas e clientes nos locais em que a reabertura for autorizada pelas prefeituras e governos estaduais.
As recomendações são:
- funcionamento em horário reduzido;
- observar a separação e distanciamento das mesas, tanto das praças de alimentação como dentro dos próprios restaurantes, reduzindo o número de cadeiras;
- Uso de máscaras por funcionários e lojistas;
- home office para funcionários que estejam no grupo de risco;
- uso de termômetros manuais para aferir temperatura de funcionários e clientes e identificar sintomas de gripe;
- incentivar uso de máscaras pelos consumidores e frequentadores;
- evitar provas de peças de vestuário;
- reforçar a frequência da higienização das áreas comuns e das superfícies de grande contato, como painel de elevadores, corrimãos e escadas rolante;
- controlar o acesso de clientes estabelecendo e isolar áreas do shopping para dimensionar fluxo de pessoas;
- reduzir as áreas de estacionamento para melhor coordenar o fluxo;
- expor informações claras sobre a quantidade máxima de clientes nas lojas conforme a metragem do estabelecimento;
- mapear a distância mínima entre clientes nas filas dos caixas por meio de adesivos no piso;
- instalação de placas de acetato nos caixas com abertura inferior para a cobrança em papel moeda e máquinas de cartões devidamente higienizadas.