A primeira parcela do 13º salário deve ser transferida até essa sexta-feira (29) na conta de milhares de pessoas. Com o pagamento em mãos, e a Black Friday acontecendo no mesmo dia, muitos acabam desviando a forma mais inteligente de usar esse dinheiro extra.
Por lei, a primeira parcela do 13º salário precisa ser paga até 30 de novembro, mas por cair em um sábado o prazo final foi para o último dia útil do mês que é 29 de novembro. Por conta disso, os empregadores devem ter se organizado para depositar 50% do benefício hoje.
A quantia final é o acúmulo de 1/12 do salário do trabalhador que vai sendo somado todos os meses. A outra metade do 13º vai ser paga até 20 de dezembro. Os valores liberados no final de ano ajudam a movimentar a economia do país, mas é preciso consciência para gastar.
Quanto o trabalhador vai receber de 13º salário?
O valor do 13º salário vai depender do salário bruto do trabalhador, e de quantos meses ele atuou dentro da empresa no último ano.
Quanto mais meses trabalhados, maior será o salário recebido. O cálculo é simples e funciona assim:
- Divida o seu salário bruto por 12;
- Multiplique pelo número de meses trabalhados no último ano;
- O resultado é o valor integral que será pago de décimo terceiro.
O resultado final desse cálculo dá acesso ao valor integral do 13º, mas a quantia ainda é dividida em duas parcelas.
Sendo que o último depósito, feito em dezembro, vai contar com desconto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Imposto de Renda para quem é contribuinte.
Como usar o dinheiro do 13º salário
Confira a seguir cinco dicas para usar o dinheiro liberado pelo 13º salário de forma mais inteligente:
- Não faça dívidas contando com esse dinheiro. Um dos principais erros de administração é contar com o dinheiro antes mesmo de tê-lo, por exemplo, fazendo compras a prazo já considerando que será usado este valor para quitá-los;
- Limite os seus gastos. Coloque um valor máximo que poderá ser usado do seu 13º, dividindo a quantia em diferentes objetivos. Por exemplo: tanto para pagar contas atrasadas, tanto para compras de Natal e tanto para investir na sua casa;
- Reserve para as contas do início do ano: Reserve esta quantia para liquidar as contas que veem todas juntas e no início do ano. Como impostos do carro, da casa, matrícula escolar, material escolar e outros;
- Invista esse dinheiro. Se puder, guarde o valor liberado no 13º salário, seja em uma aplicação com alto rendimento, na poupança ou em uma conta que quase não mexe. Assim, ao recuperar a quantia em logo prazo terá “engordado” o valor que foi depositado;
- Limpe seu nome. Aproveite para começar o próximo ano com o nome limpo, sem restrições. Optando pelo pagamento à vista da sua dívida é possível receber descontos que vão diminuir o valor original.