Os requisitos básicos do Bolsa Família é ter renda mensal até R$ 218 por pessoa e estar inscrito no CadÚnico. No entanto, essas não são as únicas regras para seguir recebendo o auxílio. Existem condicionalidades de saúde e educação que também são importantes.
O programa Bolsa Família distribui renda para mais de 20 milhões de famílias atualmente. Depois de entrarem para o programa é necessário cumprir com algumas regras importantes. O descumprimento pode resultar em suspensão dos depósitos.
A especialista Laura Alvarenga, comenta sobre o acumulo do Bolsa Família com outros benefícios, confira.
Requisitos de saúde e educação garantem o Bolsa Família
As chamadas condicionalidades são espécies de regras básicas que os titulares devem cumprir para garantir que o pagamento continue.
Condicionalidades do PBF na Saúde
- cumprimento do calendário nacional de vacinação;
- acompanhamento do estado nutricional, para os beneficiários que tenham até 7 (sete) anos de idade incompletos;
- realização de pré-natal das gestantes.
Condicionalidades do PBF na Educação
- Para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos, frequência escolar mínima de 60% (sessenta por cento)
- E 75% (setenta e cinco por cento) para os beneficiários de 6 (seis) anos a 18 (dezoito) anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.
Como se inscrever para fazer parte do Bolsa Família?
A família precisa estar inscrita no CadÚnico para ser selecionada e passar a receber o auxílio. Além disso, os dados devem estar corretamente informados e atualizados.
A inscrição é feita presencialmente nas unidades do CRAS ou nos postos de atendimento das prefeituras.
Para mais informações entre em contato com a Central MDS 121 – atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Ou pelo Fale Conosco do site do MDS.