Salários do Bolsa Família foram BLOQUEADOS para mais de meio milhão de titulares; consulte e saiba como recuperar

Mais de meio milhão de pessoas estão com o Bolsa Família bloqueado atualmente. Isso significa que provavelmente elas não receberão os depósitos do programa. a situação gera preocupação entre os titulares, mas pode ser regularizada, veja como.

O programa Bolsa Família destina mensalmente um auxílio de pelo menos R$ 600 para as famílias em situação de pobreza. Para isso é necessário que elas tenham uma renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Além de cumprir com os requisitos do programa.

Inclusive, muitas famílias se preocupam em perder o benefício pelo aumento da renda mensal. No entanto, nessa situação os titulares seguem participando, mas recebendo um valor diferente, entenda.

Bolsa Família bloqueado em novembro

Ao todo, 580.054 titulares estão com o benefício bloqueado neste mês de novembro, o que significa que eles não poderão sacar o valor, afirma o portal Estado de Minas. Por outro lado, cerca de 396 mil estavam com os benefícios bloqueados em outubro, informou o MDS.

Esse número está dividido da seguinte forma:

  • Advertência: 316.345 famílias, ou seja, 333.925 beneficiários
  • Bloqueio: 141.025 famílias, que representam 153.515 beneficiários
  • Suspensão: 122.684 famílias, totalizando 137.883 beneficiários

Nesta matéria eu explico a diferença entre o benefício bloqueado, suspenso e cancelado.

Salários do Bolsa Família foram BLOQUEADOS para mais de meio milhão de titulares;
consulte e saiba como recuperar
(Imagem: FDR)

Motivos de bloqueio do Bolsa Família

  • Revisão cadastral (cadastro desatualizado há mais de 24 meses);
  • Indicativo de falecimento de pessoa na família;
  • CPF em situação irregular no Cadastro Único;
  • Indícios de renda familiar per capita mensal superior ao limite estabelecido pela regra de proteção do PBF;
  • Averiguação Cadastral (cadastro com inconsistência ou indício de inconsistência);
  • Não cumprimento ou ausência de informações de condicionalidades do PBF;
  • Procedimento de fiscalização e ressarcimento.

Como descobrir se teve o Bolsa Família bloqueado?

Existem várias formas de descobrir se o benefício foi bloqueado. Frequentemente o próprio governo federal enviar comunicados aos titulares avisando sobre esse bloqueio.

Além disso, o governo também enviar mensagens sobre a necessidade atualização dos dados dos titulares, um dos motivos do bloqueio. O próprio titular pode usar o aplicativo Caixa Tem para conferir se existe alguma informação sobre o seu benefício.

Na tela inicial do aplicativo será exibida a mensagem sobre o bloqueio do benefício, com um aviso na parcela.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o bloqueio do Bolsa Família, confira.

Salários do Bolsa Família foram BLOQUEADOS para mais de meio milhão de titulares;
consulte e saiba como recuperar
 (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O que fazer para voltar a receber o Bolsa Família?

O primeiro passo é identificar que o benefício está bloqueado, após isso o titular pode procurar o centro de atendimento do programa ou do Cadastro Único, o CRAS. Lá ele poderá regularizar a sua situação e voltar a receber o benefício.

“quando a situação da família for resolvida, é possível realizar, dentro do prazo de 6 meses, a ação de desbloqueio. Isso significa que a família poderá voltar a sacar o benefício, inclusive as parcelas que estavam bloqueadas”, explica o MDS.

Vale lembrar que o bloqueio é reversível e menos ruim que o cancelamento. Lembrando também que algumas famílias são incluídas na Regra de Proteção e, passado o período de dois anos, o pagamento é de fato encerrado.

Nesse caso não há como corrigir a situação, afinal essa regra foi criada para de fato atender às famílias por apenas dois anos.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.