Black Friday segura com as dicas da Anatel para compra de eletrônicos; confira

Faltam poucos dias para a Black Friday 2024 e os cuidados já podem ser iniciados. A Anatel divulgou algumas orientações para você não levar para casa um produto irregular e acabar com uma grande dor de cabeça. Confira agora o que fazer.

Na próxima sexta-feira é dia de colocar uma roupa leve e ir às compras na Black Friday 2024. A expectativa pelas promoções já é grande entre os consumidores brasileiros. A empolgação pode acabar te fazendo comprar produtos irregulares sem perceber, por isso, cuidado.

Para conscientizar a população a Anatel está promovendo uma campanha com informações importantes.

Eletrônicos na Black Friday

O primeiro ponto de atenção é garantir que está comprando um equipamento certificado pela Anatel. Todos os aparelhos telefônicos precisam ser certificados pela agência antes de serem comercializados no Brasil.

Confira abaixo as informações da Agência Nacional de Telecomunicações:

Black Friday segura com as dicas da Anatel para compra de eletrônicos; confira
(Imagem: FDR)

Riscos de carregadores de celular falsificados

É muito fácil encontrar carregadores falsificados, no entanto, eles geralmente não têm os mecanismos básicos de segurança necessários para a utilização. O que representa um grande perigo para os usuários.

Afinal, existe a possibilidade de superaquecimento, riscos de explosão, choques elétricos ou até mesmo incêndio. Por isso a recomendação é que os usuários comprem carregadores originais apenas, que devem ter o Selo Anatel.

Black Friday segura com as dicas da Anatel para compra de eletrônicos; confira
(Imagem: FDR)

Celulares – lojas online

Desde junho deste ano, a Anatel implementou medidas cautelares para impedir a venda pela internet de aparelhos não certificados, entre as ações:

  • I – Incluir campo obrigatório com o número do código de homologação do telefone celular a ser ofertado como condição à exibição do correspondente anúncio, de maneira a possibilitar a sua visualização ostensiva pelo consumidor;
  • II – Instituir procedimento de validação do código de homologação dos telefones celulares cadastrados em relação aos códigos de homologação da base de dados da Anatel, de modo que se verifique a correspondência entre o telefone celular a ser anunciado com o mesmo produto, marca e modelo homologado na Anatel, como condição de exibição do anúncio em sua plataforma eletrônica;
  • III – Impedir o cadastramento de novos telefones celulares cujo código de homologação não esteja correto; e
  • IV – Retirar todos os anúncios de telefones celulares que não tenham passado pelo procedimento de validação.

Celulares – lojas físicas

A agência também faz algumas recomendações para a compra de aparelhos em lojas físicas:

  • Compre apenas em loja, fornecedor e fabricante confiável, pois, em caso de problemas, você terá a quem recorrer.
  • Veja o que fazer no caso de ter comprado um aparelho irregular equivocadamente.
  • Confira se o aparelho possui o selo da Anatel ou número de certificação; eles podem se encontrados no corpo do aparelho ou no manual de instruções.
  • Confira se o número do IMEI que aparece na tela do celular é o mesmo número do IMEI que aparece na caixa do aparelho.
  • Nos celulares com mais de um SIM Card cada um deles vai ter um IMEI.
  • Utilize a ferramenta de consulta da Anatel para conferir se o IMEI do aparelho está regular, caso não esteja, ele pode ser fruto de roubo, furto ou extravio, portanto não deve ser comprado.
  • Confira se o carregador possui o selo da Anatel em seu corpo, e se a tomada atende ao padrão nacional.
  • Confira a garantia concedida pelo vendedor, que deve ser de pelo menos um ano.

Vai comprar no exterior? Então, tenha ainda mais cuidados ao efetuar a compra. Nesse caso além das orientações acima a Anatel ainda faz recomendações extras:

  • Verifique se há no contrato quaisquer restrições ao uso do aparelho fora da rede da operadora que o vendeu;
  • Se o contrato tem restrições relativas ao tempo de permanência do cliente (fidelização);
  • Se o aparelho é compatível com as redes brasileiras.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica o que fazer caso seja vítima de golpe nesta Black, confira.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.