Alerta geral: golpe telefônico ameaça varrer o dinheiro das contas bancárias

A chegada do período final do ano costuma ser marcada pelo aumento da quantidade de pagamentos e do dinheiro em circulação no Brasil. Com a liberação do 13º salário e outros benefícios, os cidadãos brasileiros passam a ter mais recursos na conta. No entanto, esse também é um atrativo para os golpistas.

Alerta geral: golpe telefônico ameaça varrer o dinheiro das contas bancárias. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Atualmente, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a aplicação de golpes tem sido realizada de forma virtual ou remota. Com isso, os criminosos sequer precisam se deslocar para faturar com a fraude ou golpe

Por isso, é essencial que os cidadãos permaneçam atentos aos modelos de golpe e como eles são aplicados. A recomendação é dada por especialistas que apontam o conhecimento como melhor forma de prevenção. 

Conheça o novo golpe telefônico e os seus riscos:

  • Recentemente, o Banco Bradesco trouxe um importante alerta sobre um novo modelo de fraude;
  • Os esquemas têm se tornado cada vez mais sofisticados e com grande capacidade de impactar financeiramente as vítimas; 
  • Um dos modelos mais usados pelos criminosos neste ano é o da falsa central de atendimento bancário;
  • Por meio dele, os fraudadores simulam chamadas falsas e fazem com que a vítima repasse informações pessoais e bancárias; 
  • Em seguida, eles concretizam a fraude e realizam o roubo de recursos;
  • Para dar mais veracidade ao golpe, eles conseguem até mesmo modificar o número do qual a chamada está sendo realizada; 
  • A fraude é aplicada usando um programa que troca o número que aparecerá na tela;
  • No entanto, os bancos alertam que algumas informações nunca são solicitadas por telefone; 
  • De acordo com o Bradesco, o cliente deve desconfiar caso receba uma ligação com pedidos de senhas ou número da conta, por exemplo;
  • Além disso, ele não deve repassar nenhuma informação sigilosa em nenhuma hipótese;
  • Outra recomendação é de que, em caso de suspeita, o cliente desligue a ligação e entre em contato diretamente com o banco;
  • Para tal, ele deve usar a central telefônica de atendimento disponível nos canais oficiais da instituição financeira e se informar se o contato realmente foi feito pelo banco.

Conheça outras informações sobre os golpes mais aplicados no Brasil neste link e saiba como se prevenir.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.