Atenção, candidatos! O resultado preliminar do CNU já foi publicado. O desempenho dos candidatos em outras etapas também será publicado nos próximos dias. É hora de conferir como você se saiu e se preparar para as próximas etapas.
Depois de um adiamento e muita espera, o resultado preliminar do CNU já pode ser consultado. A nota conquistada nessa etapa pode ser decisiva na classificação final dos candidatos.
No entanto, o prazo para solicitação da revisão da nota já foi encerrado no último dia 5 de novembro.
Resultado preliminar do CNU
O resultado divulgado agora é da prova de títulos, aplicada em outubro. Essa etapa não é eliminatória, mas tem potencial para melhorar o resultado final dos candidatos. A consulta ao desempenho pode ser feita através do no site da Fundação Cesgranrio, com uso dos dados de acesso da conta gov.br.
Como o prazo de revisão da nota já terminou, os candidatos terão que aguardar até 19 de novembro para conferirem o resultado final da etapa, já com os recursos julgados.
Resultado do CNU
No dia 13 de novembro a banca organizadora vai divulgar o resultado preliminar da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos às vagas reservadas para negros e indígenas.
Na mesma data os candidatos que participaram da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência poderão conferir o resultado preliminar também.
Após isso, todos poderão abrir recursos entre 13 e 14 de novembro e os resultados finais estão previstos para o dia 21 do mesmo mês.
Próxima etapa do CNU
Após a divulgação do resultado alguns candidatos darão o curso de formação virtualmente. Contudo, segundo o portal Agência Brasil, algumas carreiras terão a exigência de formação presencial, são elas:
- Especialista em políticas públicas e gestão governamental;
- Analista de infraestrutura;
- Analista de tecnologia da informação;
- Analista de comércio exterior;
- Técnico em políticas sociais.
Esse curso será uma terceira etapa, isso significa que para alguns candidatos ele será obrigatório e poderá gerar eliminação.
A boa notícia é que após a formação os candidatos receberão um certificado de pós-graduação emitida pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública). A carga horária total vai variar entre 360h e 580 horas.
Consulta à imagem do cartão resposta
O Ministério da Gestão já disponibilizou a imagem do cartão resposta dos candidatos, juntamente com os gabaritos oficiais. É só seguir os passos abaixo para acessar a imagem:
- Acesse o site Concurso Nacional Unificado
- Clique em “Área do Candidato”;
- Depois, clique em “Entrar com gov.br”;
- Faça o login usando o número do seu CPF e clique em “Continuar”;
- Digite sua senha e vá em “Entrar”;
- Clique em “Área do candidato”;
- Em seguida o cartão-resposta será carregado na sua tela.
Essa consulta pode ser interessante porque muitos candidatos saíram das salas com a certeza que tinham sido desclassificados pelo preenchimento errado do caderno de questões.
Enquanto outros seguiram com dúvidas durante todo o esse tempo. Com o gabarito oficial todos podem fazer a conferência para descobrirem se foram bem.
Lembrando que nem todos que fizeram as provas terão a redação corrigida. Apenas a parcela dos candidatos que acertarem o mínimo de questões exigido terão os textos avaliados.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a posse dos candidatos acontece apenas em 2025, ainda sem data divulgada.
Confira informações sobre outra seleção que também deve atrair mutos candidatos, o Concurso do INSS: