CNU 2024: entenda QUANTAS questões você precisa acertar para se classificar

A fundação Cesgranrio deve adotar um método diferenciado para a correção do CNU 2024. O número de questões necessárias para ser aprovado nesse concurso vai depender do bloco em que o candidato está inscrito. Entenda melhor agora.

CNU 2024: entenda QUANTAS questões você precisa acertar para se classificar
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Ao todo o Concurso Nacional Unificado contou com oito blocos temáticos, como o nome já diz, eles foram divididos por áreas. Após a aplicação das provas muitas dúvidas têm surgido entre os inscritos. A principal delas é quanto a correção das provas, o FDR te explica.

O MGI e a Fundação Cesgranrio adotaram um sistema onde nem todas as redações serão corrigidas. É como se houvesse uma “pré-seleção” dos candidatos antes da seleção de fato acontecer.

No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França apresenta 8 profissões com salários de R$ 5 mil e sem exigência de faculdade:

Correção da redação será decisiva no CNU

A correção da redação será a última fase antes da divulgação do resultado das provas. E, segundo o edital, nem todos os candidatos terão a redação corrigida. É importante entender que a quantidade de questões dependia do bloco em que o candidato estava inscrito.

Os candidatos do bloco 1 a 7 tiveram que responder 70 questões de múltipla escolha, quanto os do bloco 8 responderam 60.

Segundo as informações divulgadas, a expectativa é de que apenas 10% das redações totais, de todos os blocos, sejam corrigidas. Segundo as regras, serão corrigidas até nove vezes o número de vagas para o cargo.

Por exemplo, são oferecidas 51 vagas para o cargo de Tecnologista em Info. Geográficas e Estatísticas, com essa regra, até 459 candidatos terão as provas de redação corrigidas. A definição de quem serão eles é feita a partir da classificação do melhor ao pior desempenho.

CNU 2024: entenda QUANTAS questões você precisa acertar para se classificar
(Imagem produzida por IA pela equipe do FDR)

 

Quantas questões preciso acertar no CNU para ser aprovado?

Candidatos do Bloco 8

Ao todo esse bloco conta com uma oferta de 692 vagas de emprego de nível médio em 8 cargos. Com isso, os candidatos precisam acertar pelo menos 18 questões ao todo, isso significa que é necessário acertar pelo menos 30% da prova; além de não zerar a redação.

Candidatos aos Blocos 1 a 7

Já para esses blocos, que oferecem vagas de nível superior, é um pouco mais difícil definir a quantidade de questões necessárias para a aprovação. No geral, o candidato precisa de 40% de acertos na prova objetiva. Esse percentual considera já os acertos das questões de conhecimento geral e das questões específicas. Os candidatos também não podem zerar a redação.

Para esses blocos será aplicado o peso ponderado, nesse sistema algumas questões valem mais de acordo com o cargo em que está concorrendo. Os candidatos podem consultar o peso de cada questão acessando o edital do seu bloco temático.

Com esse sistema, ao final da avaliação do Concurso Nacional Unificado cada candidato terá uma Nota Final Ponderada (NFP), resultado da soma de:

Nota da prova de conhecimentos gerais+ Nota da prova conhecimentos específicos + Nota da prova de discursiva + Nota da prova de títulos (quando houver).

Lembrando que a prova de títulos está prevista para o dia 5 de maio, em 220 cidades brasileiras, mais informações ainda serão divulgadas.

Próximas etapas do CNU 2024

  • Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto de 2024;
  • Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10 de setembro de 2024;
  • Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 8 de outubro de 2024;
  • Previsão de divulgação dos resultados finais: 21 de outubro de 2024

Para se manter informado sobre os concursos públicos, acompanhe a seção de Concursos da Editoria de Carreiras do FDR.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.