Os idosos que foram atingidos pela revisão de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão contar com o atendimento digital para recuperar o salário. O pente-fino que acontece neste ano prevê revisar pelo menos 1,2 milhão de auxílios pagos aos idosos.
O INSS tem feito desde agosto um tipo de revisão em benefícios por incapacidade, incluindo: auxílio-doença e BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Embora não seja previdenciário, mas assitencial, o BPC é pago pelo Instituto aos idosos com mais de 65 anos de idade, ou pessoas com deficiência de qualquer idade. Desde que tenham renda de no máximo 25% do salário mínimo por pessoa da família, e estejam no Cadastro Único.
Quem não atende essas regras está tendo o seu salário bloqueado como forma de alertar que há erros. O cidadão deve atualizar os dados, e então esperar o desbloqueio. O INSS tem oferecido atendimento digital para facilitar esse desbloqueio.
Quando o BPC do idoso pode ser bloqueado no INSS?
De acordo com as regras que deram origem ao pente-fino do INSS, e que estimam economizar gastos públicos, terão o seu BPC bloqueado aqueles que:
- Estão fora do Cadastro Único, critério obrigatório para receber o salário social; ou
- Estão com dados do Cadastro Único desatualizados há mais de 48 meses, ou seja, 4 anos.
Nestes dois casos o titular do benefício precisa atualizar o Cadastro Único, ou finalmente se inscrever na plataforma para voltar a receber.
Estes dois processos acontecem em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), levando documentos de identificação pessoal.
Atendimento digital para desbloquear o BPC
Desde 1º de novembro o INSS tem trabalhado em uma força-tarefa para ajudar a desbloquear o BPC dos atingidos. A previsão é de que esse atendimento exclusivo dure 90 dias.
Para que os idosos e pessoas com deficiência não fiquem sem o pagamento de 1 salário mínimo, o INSS promete desbloquear o benefício em até três dias quando:
- O titular do pagamento entrar em contato com o INSS avisando que os dados do Cadastro Único já foram atualizados;
- Os meios de contato com o INSS são: a agência da Previdência Social, ou a Central de Atendimento número 135.
O prazo de atualização no CRAS é de 45 dias nos municípios com até 50 mil habitantes e de 90 dias para os municípios com mais de 50 mil habitantes. No entanto, quanto mais tempo demorar para atualizar os dados, mais vai demorar para o salário ser desbloqueado.