Passou perrengue durante o apagão? Governo Lula revela a solução

Na última semana, as fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo levaram milhares de consumidores a enfrentarem um apagão. Sem energia para realizar atividades básicas, diversos cidadãos se viram prejudicados. Além desse grupo, os comerciantes do estado também foram afetados. 

Passou perrengue durante o apagão? Governo Lula revela a solução. (Imagem: FDR)

Isso porque, sem energia para funcionar, uma grande parte dos comércios do estado precisaram permanecer fechados por um longo período. Com isso, os empreendedores amargaram perdas no faturamento.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, outros comércios também sofreram com a perda do estoque, o que aumenta o prejuízo.

Na tentativa de auxiliar esse grupo, o Governo Lula anunciou nesta semana a liberação de uma nova linha de crédito para empreendedores. Segundo o portal de notícias G1, a nova linha deverá atender os comércios que foram afetados pelo apagão.

Saiba como funcionará a nova linha de crédito:

  • De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a expectativa é de que os recursos estejam disponíveis já nesta segunda-feira (21);
  • O dinheiro será liberado para os bancos que fazem parte do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe);
  • Dessa forma, todas as instituições financeiras que fazem parte do programa poderão oferecer o crédito;
  • No total, o Governo Federal irá R$ 150 milhões em crédito;
  • O dinheiro sairá do Fundo Garantidor de Operações (FGO), opção que conta com a garantia do governo;
  • Para ter acesso aos recursos será preciso que o empreendedor comprove que foi afetado pelo apagão em São Paulo;
  • Além disso, caso a empresa possua alguma dívida com o Pronampe, ela poderá ter mais dois meses de prazo para realizar o pagamento.

“Faremos por São Paulo o mesmo que fizemos pelo Rio Grande do Sul. As pessoas que tiveram prejuízo por conta do apagão, que perderam geladeira, perderam inclusive a sua comida, o pequeno comerciante que perdeu alguma coisa. Nós vamos estabelecer uma linha de crédito para que as pessoas possam se recuperar e viver muito bem. Eu não quero saber de quem é a culpa. Eu quero saber quem é que vai dar a solução”, afirmou o presidente Lula durante evento do Programa Acredita.

Confira outras informações sobre as medidas que podem ser tomadas pelos consumidores afetados pelo apagão neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.