Mais de 5,52 milhões de famílias vão receber o Auxílio-gás nacional em outubro. Desse total, 410,67 mil famílias serão contempladas com o benefício caindo na conta ainda hoje (18). Para eles, independente do NIS (Número de Identificação Social) a data de saque é a mesma.
Neste mês de outubro o valor do Auxílio-gás chega a R$ 104. O benefício não tem uma quantia fixa, mas sim um tipo de cálculo que precisa ser seguido. Bimestralmente, quando acontece seu depósito, é considerada a média nacional de preço do botijão de gás de 13 kg.
Essa média é apurada e divulgada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). O governo paga 100% da média do país, ou seja, aproximadamente o valor que tem sido cobrado pelo produto em qualquer região.
A quantia é depositada na conta do Caixa Tem, e acompanha o mesmo calendário do Bolsa Família. A exceção fica para quem mora em uma das 686 cidades onde acontece o adiantamento.
Quem tem direito a antecipação do Auxílio-gás em outubro?
A unificação do calendário do Auxílio-gás, permitindo que o benefício seja pago no primeiro dia do cronograma para todos os inscritos, é usada como forma de movimentar a economia de municípios que estão vulneráveis.
Essa vulnerabilidade é justificada por algum tipo de desastre natural, como deslizamentos, enchentes, seca de rios e lavouras, entre outros.
Conforme foi citado pelo site do MDS, “A quebra do calendário escalonado permite que os beneficiários desses municípios utilizem o recurso recebido no primeiro dia de transferências, sem a necessidade de aguardar a data indicada conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS)“.
Para ter acesso ao dinheiro do Auxílio-gas nesta sexta-feira (18), independente do final do seu NIS, é preciso:
- Ser morador de uma cidade onde foi decretada situação de calamidade pública ou emergência;
- São municípios localizados nos estados de: São Paulo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Acre, Amazonas e Rondônia.
Como consultar o calendário do Auxílio-gás na página do CadÚnico?
O titular do benefício pode verificar quando o dinheiro vai cair na sua conta, ao consultar o calendário do Auxílio-gás direto na página ou no App do CadÚnico.
- Acesse o App Meu CadÚnico ou o site do CadÚnico;
- Clique em “Fazer login com Gov.br”;
- Preencha o número do CPF e a senha;
- Selecione a opção “Meus benefícios”;
- E em seguida “Auxílio-gás”;
- Verifique quando acontece o próximo pagamento em seu nome.