APP Meu CadÚnico libera SEIS funções para beneficiários; veja como baixar

Para tornar o dia a dia mais prático à população, o Governo do Brasil desenvolveu o aplicativo Meu CadÚnico. Por meio dele, as pessoas poderão consultar as informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Descubra as funcionalidades presentes no sistema.

APP Meu CadÚnico libera seis funções para beneficiários; veja como baixar
APP Meu CadÚnico libera seis funções para beneficiários; veja como baixar (Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

Por meio do aplicativo Meu CadÚnico – Consulta Cidadão, o usuário terá como emitir um comprovante de cadastramento, consultar quais são os integrantes da família e conhecer o NIS de cada um.

Além disso, será possível ver se há alguma pendência no cadastramento, localizar um local de cadastramento no mapa e conhecer programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social — como o Programa Bolsa Família, o Programa Minha Casa Minha Vida, o Tarifa Social de Energia Elétrica.

Como forma de facilitar o uso dentro do programa o comprovante poderá ser validade por meio de chave pessoal ou por meio da tecnologia QR Code.

O aplicativo está disponível nos Google Play e na App Store, por meio de um aparelho compatível. Para aproveitar as funcionalidades da melhor forma, é importante manter o aplicativo sempre atualizado. Para isso, basta acessar as lojas dos sistemas.

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento criado para identificar e caracterizas as famílias de baixa renda.

As informações contidas servem para que o Governo Federal, estados e municípios possam promover políticas públicas em favor dessas pessoas.

As famílias que devem estar inscritos no Cadastro Único são as que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos.

O processo de cadastramento envolve quatro fases distintas, que possibilita que as informações dessas famílias sejam utilizadas pelos órgãos públicos. As atividades de gestão municipal do Cadastro Único estão divididas nas seguintes etapas.

  • Identificação e localização das famílias a serem cadastradas;
  • Entrevista e coleta de dados das famílias identificadas;
  • Inclusão dos dados no Sistema de Cadastro Único;
  • Manutenção das informações presentes na base do Cadastro Único: atualização e confirmação dos registros cadastrais.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.