Caiu no golpe do pix? Cliente do Nubank é restituído em 50% do valor; entenda

Você já foi vítima de um golpe envolvendo Pix? Saiba que a Justiça pode te ajudar a recuperar parte do dinheiro perdido. Em um caso recente, um cliente do Nubank teve 50% do valor de uma transação fraudulenta ressarcido pelo banco digital.

Caiu no golpe do pix? Cliente do Nubank é restituído
em 50% do valor; entenda. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A decisão, estabelecida pela 2ª Turma Recursal Permanente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), considerou que tanto o banco quanto o cliente tiveram responsabilidade no ocorrido. O cliente, induzido por golpistas a realizar uma transferência de grande valor, não tomou as devidas precauções. Já o Nubank, por sua vez, foi considerado culpado por não ter detectado a movimentação suspeita e impedido a fraude.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Pix, confira.

Como o golpe aconteceu?

Os criminosos, utilizando informações de contato do banco, se passaram por atendentes e convenceram o cliente a realizar uma transferência, alegando que havia um problema com sua conta. A vítima, acreditando estar agindo corretamente, autorizou a transação.

Com isso, a Justiça entendeu que tanto o banco quanto o cliente contribuíram para o ocorrido. O cliente, por ter se precipitado ao realizar a transferência sem verificar a autenticidade da solicitação, e o banco, por não ter sistemas de segurança capazes de identificar e bloquear transações fraudulentas.

Assim, a decisão é importante por demonstrar que a Justiça está atenta aos golpes cada vez mais sofisticados que envolvem o Pix. Além disso, ela serve como um alerta para os bancos sobre a necessidade de aprimorar seus sistemas de segurança e para os consumidores sobre a importância de serem cautelosos ao realizar transações financeiras.

Como evitar golpes

  • Se você receber uma ligação, e-mail ou mensagem de texto solicitando informações pessoais ou financeiras, não forneça os dados;
  • Antes de realizar qualquer operação, entre em contato com o banco por meio dos canais oficiais para confirmar a solicitação;
  • Evite acessar seus serviços bancários por links enviados por e-mail ou mensagem de texto;
  • Realize a autenticação de dois fatores, pois ela exige a confirmação de sua identidade por meio de um código enviado para o seu celular, por exemplo.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.