Este alimento virou mais do que vilão na mesa e agora é a causa do aumento dos preços do mercado

A conta do supermercado está cada vez mais salgada. Os preços dos alimentos, que haviam apresentado uma leve estabilidade, voltaram a subir em setembro, segundo dados divulgados pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

Este alimento virou mais do que vilão na mesa e agora é a
causa do aumento dos preços do mercado. (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Um dos principais responsáveis por essa alta é o açúcar. As condições climáticas adversas no Brasil, como secas e incêndios, afetaram a produção de cana-de-açúcar, impactando diretamente no preço do açúcar no mercado internacional. Além disso, a decisão da Índia de liberar mais cana-de-açúcar para a produção de etanol também contribuiu para o aumento dos preços, já que haverá menos produto disponível para exportação.

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Outros alimentos também sofrem alta

Além do açúcar, outros alimentos também tiveram seus preços elevados. Óleos vegetais, como o de palma, soja, girassol e canola, registraram um aumento significativo devido à redução da produção em alguns países e à alta demanda.

Os cereais, como trigo e milho, também tiveram seus preços elevados em decorrência de condições climáticas desfavoráveis em algumas regiões produtoras, como o Canadá e a União Europeia, e dificuldades logísticas no transporte desses produtos.

Previsão para 2024

A FAO prevê um leve aumento na produção mundial de cereais em 2024, impulsionado principalmente pela boa safra na Austrália. No entanto, a produção de arroz deve atingir um recorde histórico, graças à Índia.

A alta nos preços dos alimentos impacta diretamente no bolso do consumidor, reduzindo o poder de compra e afetando a alimentação de muitas famílias. Essa situação exige medidas para garantir a segurança alimentar e controlar a inflação.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.