Mudanças no crédito consignado do INSS: carência acaba em 2025; saiba como funcionará

O governo confirmou e o crédito consignado do INSS vai mudar em 2025 trazendo mais segurança para os titulares. O ministro da Previdência detalhou as mudanças que serão válidas já em janeiro. 45 milhões de pessoas já utilizam esse tipo de empréstimo.

O empréstimo consignado é uma das principais formas de acesso à linhas de crédito usada pelos aposentados e pensionistas. Além da comodidade de ter a parcela descontada, geralmente, essa operação é mais segura. E para 2025 pode ficar ainda mais protegida.

Durante participação no programa “Bom dia, ministro”, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, falou sobre as ações da pasta. Entre elas está uma melhoria no empréstimo com desconto em folha.

Mudanças no crédito consignado do INSS em 2025

Mudanças no crédito consignado do INSS: carência acaba em 2025; saiba como funcionará
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
  • A principal mudança é sobre a contratação do empréstimo consignado, agora os aposentados poderão solicitá-lo antes do prazo de 90 dias no banco onde será pago o benefício.
  • Caso desejem pegar o empréstimo em outro banco terão que aguardar o 91º de concessão do benefício, ou seja, esperar 3 meses.
  • Atualmente a taxa máxima de juros do consignado é de 1,66% no empréstimo pessoal e 2,46% no cartão de crédito e cartão de benefício, o ministro não comenta sobre uma possível mudança nesse ponto.
  • Lupi ainda informou que será usada a biometria para a concessão do empréstimo, segundo o ministro esse já é um recurso usado pelos bancos para evitar fraudes.

Comprometimento de renda

  • Por outro lado, um ponto que não deve mudar é o comprometimento de renda, que atualmente é de até 45% do benefício.
  • Dentro desse percentual estão 35% para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os aposentados do INSS foram pegos de surpresa com a redução do valor de seus benefícios.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.