Black Friday 2024: comércios e shoppings devem ter extensão no horário de vendas

Como ocorreu no ano passado, em novembro deste ano os shoppings, galerias e até o comércio de rua devem estender o horário de funcionamento. O motivo é a Black Friday 2024, que promete trazer um bom faturamento para os varejistas e movimetar o setor. 

black friday
Black Friday 2024: comércios e shoppings devem ter extensão no horário de vendas
(Foto: Montagem/FDR)

De acordo com a uma pesquisa feita pela distribuidora brasileira de tecnologia Rcell, que colheu dados sobre o otimismo entre os principais varejistas regionais de 13 estados do país, 75% deles estão se preparando para a Black Friday 2024 com meses de antecedência. 

Um exemplo que confirma essa informação é o fato da Shopee ter inaugurado um novo modelo de centro de distribuição, na região metropolitana de São Paulo. O objetivo da empresa é conseguir aumentar as vendas durante o período da campanha promocional. 

Além de ser uma oportunidade para o consumidor, o evento também é uma oportunidade para o empresário. A primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu em 2010, desde então todos os anos os empreendedores se preparar para conseguir oferecer bons descontos nesta data. 

Muitos começam a liberar os benefícios semanas antes da data oficial do evento, que é marcada sempre para a última sexta-feira do mês de novembro. Por isso, estão deixando de chamar de Black Friday e estão nomeando a campanha como Black November, para durar o mês todo. 

Quando começam as promoções da Black Friday em 2024?

Seguindo uma tendência norte americana, o país adotou a Black Friday 2024 como forma de fomentar o comércio local. Nenhuma empresa é obrigada a seguir essa data, e há quem se isente do compromisso de ofertar uma grande promoção nesta data. 

Porém, devido a concorrência, muitos enxergam que este é o momento de oferecer o seu melhor desconto. 

Acompanhando os costumes norte americanos, a Black Friday segue a mesma data que os Estados Unidos: a última sexta-feira do mês de novembro. 

Isso significa que neste ano as grandes promoções serão ofertadas em:

  • 29 de novembro de 2024. 

A data é escolhida porque nos Estados Unidos a última sexta-feira de novembro acontece logo após o feriado do Dia de Ação de Graças, que também movimenta a economia dos estadunienses. 

O objetivo é aquecer o comércio para as vendas do Natal. E embora no nosso país esse feriado não exista, há o mesmo interesse em dar gás ao varejo antes das festas do final de ano. 

Horário de funcionamento dos shoppings na Black Friday

Se os shoppings, galerias, comércio de rua e varejistas em geral seguirem a mesma tendência do ano passado, o horário de funcionamento será estendido na Black Friday 2024. 

Isso acontece para que mais consumidores possam ser atingidos. Muitas pessoas trabalham em horário comercial, chegam em casa e querem se preparar para sair as compras. Por isso, eles terão como benefício a possibilidade de fazer compras mais tarde. 

Também neste período é comum que os horários comessem a ser estendidos para se preparar para as vendas de final de ano, com o Natal e Ano Novo. Isso significa:

  • Ampliar o horário de atendimento de 1 a 2 horas;
  • Shoppings que costumam fechar às 22h passam a fechar às 23h. 

Para isso, mais colaboradores costumam ser contratados pelas vagas de emprego temporárias

Como comparar preços na Black Friday

Confira a seguir onde e como o consumidor pode comparar o preço de determinados produtos da Black Friday. Dessa forma, conseguirá economizar na compra dos itens e evita cair em ciladas.

Especializado em produtos do meio eletrônico, o TechTudo dá ao consumidor a oportunidade de comparar os valores de celulares, TVs, jogos, notebooks, entre outros itens. 

Famoso portal comparador de preços, o Zoom garante que é realizada uma pesquisa sobre cada loja antes de fazer a indicação. Foi criada uma aba específica para buscas relativas a Black Friday.

Um dos diferenciais do sistema do Buscapé é a possibilidade de conseguir adquirir produtos de pequenos varejistas, além de oferecer o cartão Buscapé que não possui anuidade e garante 2% de cashback nas compras. A pesquisa é bem simples e acontece por categoria ou barra de busca.

A ferramenta do JáCotei tem recursos como gráfico com variação de preço de cada produto, alerta de preço e criação de lista de desejos. Na primeira página já ficam disponíveis as lojas com promoção e melhores ofertas.

  • Escolha Segura 

Este não é um site, mas um plugin que deve ser instalado e que permite a comparação de preço de um determinado produto em diferentes lojas. Sempre que o consumidor acessar o site dos principais centros de comércio do país o sistema reconhece as informações e vai comparando conforme o cliente navega.

  • Google Shopping 

Sem a necessidade de instalar qualquer programa ou acessar um site específico, ao fazer uma busca no site do Google a própria plataforma mostra onde é possível encontrar aquele produto para compra online.

Na opção “Google Shopping” o consumidor consegue ainda comparar os valores. Mas atenção, porque é feita uma junção de todos os portais que fornecem aquele item, sem considerar se ele é falso ou confiável.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com