A Black Friday 2024 vem com tudo e já brasileiros já podem se preparar; veja como

Black Friday 2024 é apenas em novembro, mas já dá para começar a se preparar. Uma pesquisa apontou que mais de 60% dos brasileiros entrevistados pretendem aproveitar as ofertas. Veja como comprar mais barato.

A Black Friday 2024 vem com tudo e já brasileiros já podem se preparar; veja como
(Imagem gerada pela por IA pela equipe do FDR)

Recentemente a Wake, empresa de tecnologia com foco no varejo, realizou um levantamento sobre a intenção de compra na Black Friday 2024. Os dados apontaram que 66% dos entrevistados pretendem aproveitar as ofertas.

E o grande carro-chefe serão as compras virtuais, que devem ser feitas por 58% dos entrevistados.

Pesquisa sobre a Black Friday 2024

Ao todo o levantamento, que contou com a parceria da Opinion Box, entrevistou 1.076 consumidores. Desse total, 32,5% afirmaram que já acompanham os preços dos produtos desde o final de julho. Outros 37,8% começarão a acompanhar em outubro.

A pesquisa também apontou que 66,4% dos consumidores afirmaram que têm o costume de economizar dinheiro para gastar nas compras durante as 24h de promoção. 23,5% desse grupo já economizam desde o Dia dos Pais; e 17,7% economizam ao longo do ano.

Dicas para aproveitar a Black Friday 2024 sem cair em golpes

Faça uma “lista de desejos”

Ter anotado os objetivos pode facilitar na hora das compras e até mesmo evitar que o consumidor se descontrole. Esse pode ser o momento ideal, por exemplo, para comprar itens mais caros, como geladeiras, ar-condicionado, entre outros.

Antes de ir às compras de eletrodomésticos, confira essa matéria onde eu apresento os três eletrônicos que mais consomem energia elétrica.

Consulte, compare e acompanhe os preços

O mês de novembro ainda não chegou, mas já dá para ir acompanhando os preços dos produtos da sua lista. É interessante até mesmo anotá-los e ir fazendo comparações entre as lojas.

Essas anotações e registros fotográficos podem servir de provas em situações de cobranças abusivas.

Afinal, não é incomum encontrar relatos de consumidores que perceberam um aumento de preços dias antes das promoções, para depois os lojistas “abaixarem” para o preço cobrado anteriormente.

A Black Friday 2024 vem com tudo e já brasileiros já podem se preparar; veja como
(Imagem gerada pela por IA pela equipe do FDR)

Cuidado com promoções tentadoras

Sabe aquele ditado popular que diz “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? É exatamente isso, promoções imperdíveis demais podem esconder armadilhas.

Um exemplo clássico são os sites que surgem apenas em épocas com essa com ofertas atraentes. Muitos desses sites são usados por criminosos para aplicar golpes.

O Reclame Aqui tem um Detector de Sites Confiáveis que pode ajudar bastante antes da compra.

Atenção às promoções enviadas por e-mail e redes sociais

Como disse antes, as épocas de festas são os momentos em que há mais tentativas de golpes. O desejo pelo objeto dos sonhos, o preço imperdível e a facilidade de comprar virtualmente podem esconder uma grande armadilha.

O chamado phishing é praticado virtualmente e acontece através do envio de mensagens de WhatsApp, SMS ou e-mail. Nas redes sociais, como o Instagram, vale atenção redobrada para os anúncios que surgem entre os stories que você está assistindo ou no seu feed.

Vai fazer compras online? Então fique por dentro das regras de troca e devolução para as compras virtuais.

Atenção aos métodos de pagamento

Os falsos boletos continuam fazendo vítimas em todo o país. Por isso é importante conferir as informações do destinatário e o valor antes de fazer o pagamento.

Essa conferência também deve ser feita em caso de pagamento via PIX, até porque receber o valor de volta nesse método é bem mais difícil as vezes.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a Febraban emitiu um alerta sobre o golpe do PIX.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.