Em 2024, as novas regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) representaram o fim de uma era para alguns motoristas com mais de 60 anos. Porém, a lei também ofereceu opções modernas onde a própria CNH não é necessária para conduzir o veículo: moto ou bicicleta elétrica. Além disso, não é necessário pagar o IPVA e apresenta uma baixa taxa de acidentes.
A grande mudança na lei é a renovação da CNH para os idosos. Para quem tem menos de 50 anos o período foi estendido para 10 anos, e para quem tem mais de 70 anos o prazo foi reduzido para três anos.
Quais veículos podem ser conduzidos sem CNH?
-
Ciclomotores: possuem um motor de combustão interna ou elétrico, com velocidade máxima por construção não exceda 50 km/h.
-
Bicicletas elétricas: bicicletas com motor elétrico que pode ser utilizado para impulsionar o veículo, com velocidade máxima limitada a 25 km/h.
- Motos elétricas: movidas a eletricidade e não precisam de gasolina.
-
EMPIs: patinetes elétricos e monowheels.
Posso conduzir meu veículo elétrico sem pagar o IPVA?
Depende do estado em que você vive, já que existem locais que cobram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), enquanto outros isentam ou oferecem até descontos especiais no pagamento do imposto.
Veja quais estados isentam os seus condutores:
-
Alagoas (AL);
-
Ceará (CE);
-
Maranhão (MA);
-
Mato Grosso (MT);
-
Paraná (PR);
-
Pernambuco (PE);
-
Rio Grande do Norte (RN);
-
Rio Grande do Sul (RS).
A isenção é oferecida pelo governo estadual de cada um dos estados citados acima. O benefício é voltado apenas para veículos que não emitem poluentes atmosféricos, como as motos elétricas.
Quais são as vantagens dos veículos elétricos, além da isenção no pagamento do IPVA?
-
Os veículos são uma alternativa prática e ágil para a locomoção na cidade;
-
Contribuem para a redução da poluição.
-
E possuem um custo de aquisição e manutenção mais econômica em comparação com carros.
IPVA
O IPVA em 2025 é uma responsabilidade obrigatória para todos os proprietários de veículos, incluindo carros, motos e caminhões. Porém, segundo a especialista Laura Alvarenga, existem situações em que certos modelos podem ser isentos desse imposto anual. Entenda nesta matéria.