O maior processo seletivo para vagas de emprego já realizado no país terá novas fases em breve. O Enem dos Concursos contou com a participação de menos de 50% dos inscritos totais. Agora, esses candidatos devem se começar a se preparar para o que vem pela frente.
O Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos segue com a aplicação do Enem dos Concursos. A próxima etapa acontece já no mês de outubro e deve ser feita pelos 970 mil candidatos participantes. A imagem do cartão resposta já pode ser acessada pelos participantes.
Esse primeira edição do Concurso Nacional Unificada foi marcada por problemas que levaram à desclassificação de centenas de candidatos, o número real ainda não foi divulgado.
Menos de 50% dos inscritos fizeram as provas do Enem dos Concursos, que oferece 6.640 vagas ao todo. A seleção é voltada à contratação de servidores para diversos órgãos. Em outubro mais uma etapa da seleção será aplicada, veja agora como se preparar.
O Concurso Nacional Unificado é uma grande novidade para todos os brasileiros, por isso é sempre importante manter-se atualizado sobre as etapas seguintes. Em outubro os inscritos no Enem dos Concursos farão mais uma etapa. Já dá para se preparar até lá.
A seleção tem vagas em 21 órgãos federais, totalizando 6.640 oportunidades. Para o próximo ano o MGI já analisa a aplicação de outra edição. Mas, antes disso os participantes desta terão que ser empossados.
Como consequência diversos candidatos têm usado a internet como local para manifestarem o descontentamento com a desclassificação, entenda melhor.
Próximas etapas do Enem dos Concursos
Consulta à imagem do cartão resposta
O MGI disponibilizou a imagem do cartão resposta dos candidatos, que poderá ser acessada apenas por eles mesmos, através dos passos abaixo:
- Acesse o site Concurso Nacional Unificado
- Clique em “Área do Candidato”;
- Depois, clique em “Entrar com gov.br”;
- Faça o login usando o número do seu CPF e clique em “Continuar”;
- Digite sua senha e vá em “Entrar”;
- Clique em “Área do candidato”;
- Em seguida o cartão-resposta será carregado na sua tela.
Essa consulta pode ser interessante em duas situações principalmente:
- Para os candidatos que acreditam não fizeram o preenchimento correto, o que pode levá-los à desclassificação.
- Para quem deseja conferir suas respostas segundo o gabarito oficial.
O FDR preparou uma matéria sobre a quantidade de questões que o candidato precisa acertar para ser classificado no CNU, clique aqui e confira.
Prova de títulos
No próximo dia 8 de novembro os candidatos serão convocados para participarem da prova de títulos. Nessa etapa eles precisam comprovar que atendem aos requisitos para o cargo escolhido. Por exemplo, o nível de formação (através de diplomas e certificados de conclusão).
A prova de títulos não vai eliminar candidatos, mas é bastante importante porque corresponde de 5% a 10% da nota final. Assim os candidatos poderão se destacar graças às suas formações e competências.
É bom já ir se preparando para essa etapa separando os documentos necessários, afinal serão apenas dois dias para enviá-los.
Para a comprovação de título profissional serão aceitos: carteira de trabalho, contrato de prestação, termo de posse, recibo de pagamento, entre outros. Pelas regras os documentos precisam expressar a data de início e término do trabalho. As experiências em empresas privadas também são consideradas.
Como os requisitos variam de acordo com o bloco escolhido, é interessante que o candidato acesse os editais através da página oficial.
Para o próximo ano o governo prevê autorizar mais de 57 mil vagas em concursos públicos, nesta matéria eu explico mais sobre essa boa notícia!