O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está alertando a população sobre um novo golpe que tem como alvo os beneficiários do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada). Criminosos estão se passando por funcionários do INSS e entrando em contato com idosos e pessoas com deficiência para aplicar golpes e obter dados pessoais.
De acordo com o INSS, os golpistas entram em contato com as vítimas por meio de mensagens de texto ou aplicativos de mensagens como WhatsApp, informando sobre um suposto direito ao BPC. Em seguida, solicitam o pagamento de uma taxa, que pode variar, mas geralmente ultrapassa os R$ 400, alegando que esse valor é necessário para a liberação do benefício.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira.
Como funciona o golpe?
De acordo com a denúncia de um servidor da Previdência Social de Campos dos Goytacazes, um intermediário havia solicitado o benefício para um idosos identificando-se como procurador. Assim, o golpe foi descoberto quando o idoso, vítima dessa fraude, compareceu à agência do INSS e informou sobre as mensagens de liberação do BPC.
Ao analisar o cadastro do idoso em questão, o servidor do INSS encontrou diversos procuradores vinculados à solicitação do benefício. Além disso, também foram identificados um e-mail e um número de telefone que o próprio idoso não reconheceu.
Alerta do INSS
De acordo com o próprio INSS, o Instituto nunca solicita dados ou documentos diretamente de beneficiários via e-mail, WhatsApp ou outros meios de mensagens. O único canal digital oficial para o envio de documentos é o site ou aplicativo ‘Meu INSS‘.
O INSS utiliza o número 280-41 para enviar SMS informativos, mas nunca inclui links dessas mensagens, apenas atualizações sobre o andamento dos processos no ‘Meu INSS’.
Para se proteger desse tipo de golpe, o INSS recomenda que os beneficiários e seus familiares adotem as seguintes medidas:
- Desconfie de qualquer contato que solicite pagamento para liberação do benefício;
- Não forneça dados pessoais ou bancários a estranhos;
- Verifique a autenticidade de qualquer mensagem ou ligação antes de tomar qualquer atitude;
- Procure informações oficiais sobre o BPC e de outros benefícios nos canais do INSS;
- Denuncie qualquer tentativa de fraude.