No último sábado, 30, começou o calendário de saques e transferências em dinheiro da segunda parcela do auxílio emergencial organizado pela Caixa Econômica. Os valores inicialmente foram depositados nas poupanças sociais digitais.
O calendário foi organizado pelos meses de aniversário dos trabalhadores e os primeiros que tiveram os saques liberados foram os nascidos em Janeiro, que representam 2,6 milhões de pessoas.
Até o início do calendário de saques e transferências, os beneficiários do auxílio emergencial podiam efetuar compras, pagar boletos e contas utilizando o cartão de débito virtual.
Os trabalhadores que na primeira parcela escolheram receber em uma conta de outro banco, terão os valores da segunda transferidos automaticamente para a conta indicada pelo beneficiário na data estipulava pelo calendário. Desta forma, o saque do valor da segunda parcela vai acontecer no banco em que a conta foi aberta.
Calendário completo de saques e transferências
- Nascidos em janeiro: 30 de maio
- Fevereiro: 1º de junho
- Março: 2 de junho
- Abril: 3 de junho
- Maio: 4 de junho
- Junho: 5 de junho
- Julho: 6 de junho
- Agosto: 8 de junho
- Setembro: 9 de junho
- Outubro: 10 de junho
- Novembro: 12 de junho
- Dezembro: 13 de junho.
Pagamentos do auxílio emergencial
Na última semana, a Caixa terminou de pagar a segunda parcela do auxílio para os beneficiários que receberam a primeira até o dia 30 de abril. A terceira parcela continua sem datas definidas.
Também foi concluído o pagamento da primeira parcela para um grupo recém aprovado pela Dataprev. Este grupo até o momento, tem a previsão segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa, de receber a segunda parcela daqui a um mês.
A semana terminou com 10,6 milhões de pedidos do auxilio emergencial ainda em análise. A Caixa informou que ainda não existe previsão de termino das análises para este grupo. As consultas ao andamento da solicitação continuam sendo realizados pelo site e aplicativo do Auxílio.
Balanço de pagamentos
Até o dia 29 de maio, foram cerca de R$76,6 bilhões pagos aos beneficiários do auxílio emergencial para uma média de 58,6 milhões de pessoas. No total, foram 108,5 milhões de pagamentos, já que muitos já receberam a segunda parcela de R$600.
A Caixa finaliza informando que foram processados pela Dataprev 101,2 milhões de cadastros, e deste total, 59 milhões foram considerados aptos a receber. Neste universo de pessoas estão 19,2 milhões de beneficiários do Bolsa Família, 10,5 milhões do Cadastro Único e 29,3 milhões de trabalhadores que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa.