Os Microempreendedores Individuais (MEIs) ganharam mais um benefício: o governo Lula aprovou um auxílio emergencial de R$ 1.5000 para empreendedores! Veja quem pode receber e como solicitar.
A quantia será disponibilizada a partir do Programa MEI RS Calamidade, que foi criado para fornecer um apoio financeiro em momentos de crise. Ou seja: o benefício será apenas para os microempresários gaúchos, que sofreram com as enchentes em abril e maio.
A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica sobre o MEI e suas vantagens para os microempresários. Veja aqui.
Auxílio emergencial aprovado para MEIs?
-
Sim, o presidente Lula aprovou o auxílio emergencial para os MEIs;
-
Porém, a quantia de R$ 1.500,00 será oferecida apenas para empreendedores do Rio Grande do Sul através do MEI RS Calamidade;
-
Isso porque o estado sofreu com enchentes durante o mês de abril e maio, o que impossibilitou a continuidade do trabalho e investimentos dos microempresários;
-
O objetivo é fornecer um apoio financeiro imediato para os afetados, assim como facilitar a continuidade das operações dos microempreendedores e oferecer um suporte adicional com consultorias e cursos de gestão.
Quem pode receber o auxílio emergencial aprovado para MEIs?
Para receber o benefício, os MEIs precisam atender aos seguintes pré-requisitos:
-
Ter o CPF e CNPJ ativos;
-
Ter sido identificado pelo sistema de mapeamento das áreas atingidas pelas enchentes;
-
Não ter sido beneficiado por nenhum outro programa do governo estadual destinado aos atingidos pelas chuvas.
Os MEIs podem receber o benefício de duas maneiras:
-
Aplicativo Caixa Tem: o valor já está disponível para saque diretamente pelo aplicativo;
-
Agências da Caixa Econômica Federal: os saques também podem ser feitos em agências físicas com a apresentação de um documento com foto ou utilizando a biometria.
Outros benefícios para MEIs
O Governo Federal apresentou uma grande novidade para os Microempreendedores Individuais (MEIs): agora, através do ProCred 360, os empreendedores conseguem o acesso ao crédito para pequenas empresas de uma maneira mais fácil.
O programa visa impulsionar o desenvolvimento dos MEI através de condições mais favoráveis de financiamento, com taxas de juros reduzidas e prazos de pagamentos estendidos.