Os clientes dos bancos Caixa Econômica e Banco do Brasil foram surpreendidos com um comunicado urgente que promete transformar a maneira como realizam pagamentos no dia a dia com a chegada do Drex, a nova moeda digital nacional.
Essa iniciativa, liderada pelas duas instituições bancárias, promete transformar a forma como realizamos pagamentos e transações, trazendo mais agilidade e segurança para todos os brasileiros.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Banco Central, confira.
O que é o Drex?
Imagine um real digital, que você pode usar para realizar qualquer tipo de pagamento, de forma rápida e segura. Essa é a proposta do Drex, a versão digital da nossa moeda nacional.
Criado pelo Banco Central, o Drex será emitido e regulamentado pela autoridade monetária, garantindo a confiança e a segurança das transações bancárias.
Como vai funcionar?
O Drex poderá ser utilizado em diversas plataformas, como aplicativos de bancos, carteiras digitais e até mesmo em dispositivos móveis. A ideia é que ele seja integrado ao nosso dia a dia de forma simples e intuitiva.
Uma das grandes vantagens do Drex é a possibilidade de realizar pagamentos offline, ou seja, sem a necessidade de internet. Isso é fundamental para garantir a inclusão financeira em regiões mais remotas do país.
Benefícios do Drex
A chegada do Drex traz uma série de benefícios tanto para pessoas físicas quanto para empresas, são eles:
- Pagamentos e transferências instantâneas, sem a necessidade de intermediários;
- Transações protegidas por tecnologia blockchain, dificultando fraudes e garantindo a integridade dos dados;
- Acesso a serviços financeiros para pessoas que antes estavam excluídas do sistema tradicional;
- Estimula o desenvolvimento de novos produtos e serviços financeiros, como pagamentos por aproximação e carteiras digitais.