Aposentados do INSS voltam a celebrar notícia sobre o pagamento de um 14º salário

Em 2020 foi criado um projeto de lei para liberação do 14º salário aos aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Seria uma parcela a mais, além do 13º, a fim de minimizar os impactos da Covid-19 naquela época. Mesmo 3 anos depois, o projeto ainda existe.

Em 2020 foi a primeira vez que o governo brasileiro antecipou as duas parcelas do 13º salário dos aposentados do INSS para o primeiro semestre do ano. Naquele caso, os segurados ficaram sem receber o benefício no fim do ano, daí a ideia de criar um 14º pagamento. 

Como funciona o 14º salário do INSS?

De acordo com o projeto de lei nº 4.367/2020, que cria o 14º salário do INSS, a ideia é beneficiar os segurados que tiveram o 13º antecipado nos anos de 2020 e 2021.

A justificativa é de que naquele período os idosos passaram momentos de sufoco financeiro devido a pandemia, e a antecipação do 13º deixou-os sem dinheiro no final do ano.

Como um tipo de ressarcimento pela decisão do governo, a quantia seria paga:

  • Pagamento apenas a quem era beneficiário do INSS em 2020 e 2021;
  • Valor de no máximo dois salários mínimos, independente do quanto o aposentado ou pensionista recebe de benefício.

Quando será pago o 14º salário do INSS?

O pagamento do 14º salário do INSS continua sem data para acontecer. Existem fases de análise do projeto que ainda não avançou na Câmara dos Deputados.

Se avançar, o PL ainda tem que ser analisado pelos senadores e por fim encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para sanção.

Com as previsões de cortes no orçamento público, como o pente-fino no INSS que eu explico por aqui, dificilmente o presidente Lula vai aceitar um gasto a mais no orçamento.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com