Boa notícia para quem tem PIS/PASEP e está inativo! O benefício, fruto da fusão dos programas PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Assistência Social do Ex-Servidor Público), está disponível para saque para os trabalhadores que não estão mais em atividade.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o PIS/PASEP, confira.
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
Os trabalhadores que possuem valores de PIS/PASEP têm direito ao saque, incluindo aqueles com CPF’s inativos. A inatividade do CPF não é mais um impedimento para a retirada dos valores. Para ter direito ao saque, é necessário que o trabalhador tenha sido cadastrado no PIS/PASEP até 4 de outubro de 1988 e que não tenha retirado o saldo total das contas individuais. Assim, podem realizar o saque aqueles que:
- Trabalhadores com carteira assinada entre 1988 e 1992: nesse caso, o saque é referente ao saldo do PIS;
- Servidores públicos que trabalharam entre 1988 e 1992: o saque corresponde ao saldo do PASEP;
- Trabalhadores e servidores que ainda não sacaram o abono salarial PIS/PASEP de anos anteriores: também podem aproveitar essa oportunidade.
Como realizar o saque?
O processo de saque é simples e pode ser feito de duas maneiras:
- Caixa Econômica para o PIS: os trabalhadores podem se dirigir a uma agência da Caixa com um documento de identificação com foto e o número do PIS. Também é possível consultar o saldo e solicitar o saque através do aplicativo da Caixa;
- Banco do Brasil para o PASEP: servidores públicos devem procurar uma agência do Banco do Brasil com um documento de identificação e o número do PASEP. Assim como na Caixa, o Banco do Brasil também oferece a opção de consulta e saque pelo seu aplicativo e site.