Apagão cibernético afetou os BANCOS brasileiros e você deve ficar em alerta

Possuir uma conta em um banco digital pode trazer diversas vantagens como a facilidade de uso das ferramentas sem a necessidade de deslocamento até uma agência bancária. No entanto, é comum que os clientes também fiquem vulneráveis a disponibilidade do serviço.

Apagão cibernético afetou os BANCOS brasileiros e você deve ficar em alerta. (Imagem: FDR)

O apagão cibernético ocorrido nesta sexta-feira (19) afetou diversos cidadãos. Além de causar atrasos em voos e outros serviços, a falha causada por um update também teve impacto nas finanças dos brasileiros.

Entre os problemas enfrentados, a principal implicação foi sofrida pelos brasileiros que possuem contas em alguns bancos digitais. Com o apagão, os serviços de algumas das instituições financeiras que estão disponíveis no Brasil foram limitados para os clientes

O principal impacto foi nos canais de autoatendimento que permaneceram indisponíveis durante boa parte do dia para grande parte da população.

Confira os bancos que foram afetados pelo apagão:

  • De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a pane nos serviços afetou especialmente o Banco Bradesco;
  • Além dele, também foram impactados os serviços do Nubank, Pan, Next, Neon e do Itaú;
  • Os relatos sobre as dificuldades para acessar as plataformas bancárias foram postados pelos clientes das instituições nas redes sociais; 
  • Por meio de nota, o Bradesco, banco mais prejudicado pela indisponibilidade de serviços, reconheceu que foi afetado pelo apagão;
  • No caso do Bradesco, os sistemas dos canais dos bancos digitais ficaram indisponíveis;
  • Assim, não foi possível concretizar transferências ou pagamentos por meio do aplicativo no banco;
  • No entanto, a instituição financeira informou que, apesar da indisponibilidade, os terminais de autoatendimento do banco funcionaram normalmente;
  • O mesmo foi relatado pelo Itaú Unibanco;
  • Já nos bancos inteiramente digitais, o serviço precisou ser reestabelecido para estar disponível para os clientes;
  • No entanto, segundo as instituições financeiras afetadas, os serviços já foram normalizados.

Confira outras informações sobre o funcionamento dos bancos digitais neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.