Conquistar a aposentadoria antecipada é o desejo de muitos trabalhadores, especialmente aqueles que atuam em profissões de alta demanda física ou mental.
No Brasil, algumas categorias profissionais têm o direito a esse benefício, devido ao desgaste diário de suas atividades. Saiba quais profissões têm direito à aposentadoria antecipada ao longo desta matéria.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria especial, confira.
Aposentadoria especial
A aposentadoria especial pode ser concedida a trabalhadores que entraram no mercado após a reforma da Previdência de 2019 e acumularam 15, 20 ou 25 anos de contribuição, dependendo da idade mínima de 55, 58 ou 60 anos.
Para aqueles que já estavam no mercado antes da reforma, existe uma regra de transição baseada em pontos, exigindo 66, 76 ou 86 pontos, dependendo do nível de exposição a atividades prejudiciais à saúde, calculado pela soma da idade e do tempo de contribuição ao INSS.
Para garantir a aposentadoria especial, o trabalhador deve exercer alguma atividade que tenha risco à saúde, como, por exemplo, atividades expostas ao sistema elétrico de alta voltagem ou exploração mineral em locais subterrâneos.
Alguns exemplos de profissões que podem solicitar a aposentadoria especial são:
- Aeronautas e aeroviários;
- Bombeiros;
- Eletricistas que estejam expostos habitualmente acima de 250v;
- Engenheiro de minas ou químicos;
- Frentistas;
- Médicos e enfermeiros que estejam expostos a agentes biológicos;
- Mergulhador;
- Motorista de carga inflamável;
- Trabalhadores em escavações, mineiros no subsolo ou operador de britadeira ou perfurador de rocha subterrânea;
- Vigilante armado.
Como solicitar a aposentadoria?
Para iniciar o processo de aposentadoria, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.
Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.