O INSS fará uma revisão de benefícios que pode resultar no cancelamento dos pagamentos de muitos brasileiros. A notícia foi confirmada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi. Ao todo 170 milhões de benefícios serão revistos; veja se o seu está entre eles.
Na última semana o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi anunciou um “pente-fino” nos benefícios previdenciários. Isso significa que será feito uma revisão nos pagamentos feitos pelo INSS. Essa ação começa no próximo mês de agosto e poderá resultar em bloqueios.
O ministro afirmou que essa é uma ação de rotina prevista para acontecer a cada dois anos. No entanto, desde 2019 não há revisão nos benefícios.
Revisão dos benefícios do INSS
- De acordo com Lupi será feita uma triagem, apuração e correção dos erros encontrados.
- O ministro afirmou que nem todos os benefícios passarão pela revisão, ela é voltada aos benefícios temporários, como o benefício por incapacidade temporária.
- Pelas regras quem recebe um benefício temporário há mais de 2 anos terá que fazer a uma nova perícia médica.
- Com isso o médico perito poderá confirmar que o cidadão tem ou não o direito de continuar recebendo o benefício.
- De acordo com o ministro essa ação deve atingir em torno de 800 mil pessoas.
- É importante informar que não haverá convocação automática, afinal isso acabaria aumentando a fila do INSS.
- O processo deve acontecer aos poucos para não congestionar o sistema e acabar gerando novos problemas.
- Com essa revisão o governo pretende também reduzir o orçamento.
- De acordo com o Ministério da Previdência Social, em maio desse ano o 1,36 milhão de pessoas estavam recebendo benefícios temporários.
O governo também realiza revisão em outros benefícios e programas, como o Bolsa Família, informa a especialista do FDR Laura Alvarenga.