Prorrogação do benefício tem novas regras publicadas; Confira o que muda para você

O Instituto Nacional do Seguro Social começou a aplicar as novas regras para prorrogação de benefício. Segurados precisam ficar atentos ao prazo para conseguirem estender o recebimento. Entenda melhor o que acabou de ser mudado pelo INSS.

Prorrogação do benefício tem novas regras publicadas; Confira o que muda para você  (Imagem: FDR)

A edição extra do Diário Oficial da União da última sexta-feira, 05. Trouxe a publicação de uma importante portaria. O texto altera as regras de prorrogação de um dos benefícios previdenciários. Com isso a medida já está em vigor em todo o país, por isso, fique atento.

Nova regra de prorrogação de benefício do INSS

  • As novas regras são aplicadas para a prorrogação dos benefícios por incapacidade temporária.
  • Antigamente chamado de auxílio-doença, o benefício é voltado as pessoas que estão precisando se afastar do trabalho por mais de 15 dias.
  • Com essas novas regras o segurado deve ficar atento ao prazo em que o benefício será encerrado.
  • Isso porque a prorrogação deve ser solicitada pelo segurado nos 15 dias que antecedem a cessação.
  • Segundo o INSS, se o tempo de espera pela perícia médica for menor ou igual a 30 dias, a avaliação será agendada com a data de cessação administrativa. 
  • Caso o prazo seja maior que 30 dias o benefício será prorrogado sem a necessidade de avaliação.
  • Nesse caso será fixada uma nova data limite para o encerramento do benefício.
  • Caso o trabalhador já esteja apto a retornar as suas atividades, poderá pedir o encerramento do benefício através do aplicativo ou site Meu INSS, pela Central 135 ou presencialmente em uma das Agência da Previdência Social.
  • Essas novas regras não se aplicam aos pedidos de prorrogação das unidades participantes do projeto-piloto do novo benefício por incapacidade, que seguem as diretrizes anteriores vigentes no final do ano passado. 
  • Para os benefícios concedidos entre os dias 1º e 5 de julho não haverá mudança na prorrogação.

No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França apresenta os benefícios voltados às pessoas que moram sozinhas:

De acordo com a especialista do FDR Lila Cunha, o auxílio-doença e o BPC passam por um pente-fino.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.