A Aneel confirmou a bandeira amarela na conta de luz em todo o país, afetando o bolso dos brasileiros. Essa é a primeira troca de bandeira desde 2022, o país passou 26 meses com a bandeira verde. Entenda melhor como você vai sentir essa mudança.
Com a bandeira verde os brasileiros, o que significa que nas contas era cobrado apenas o consumo de cada residência. Agora a bandeira amarela será cobrada na conta de luz e pode pesar um pouco no seu bolso. A informação foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A nova bandeira começa a ser cobrada nesta segunda-feira, 1º de julho, em todo o país, por isso é importante você entender melhor.
Bandeira amarela na conta de luz
- Até então o país estava com a bandeira verde porque as condições de produção de energia eram favoráveis.
- Agora a tarifa terá incidência da bandeira amarela, que é acionada sempre que as condições de produção de energia não são favoráveis.
- A ANEEL tomou essa decisão porque a previsão é de que as chuvas até o final do ano estejam abaixo da média em cerca de 50%.
- Aliado a isso há previsão de aumento do consumo de energia nesse período.
- Neste ano as temperaturas durante o inverno (iniciado no dia 20 de junho) devem ser superiores, e justamente nesse período em que o consumo de energia acaba aumentando.
- Essa soma fará com que as termelétricas sejam acionadas, resultando em um maior custo para a geração de energia elétrica.
- Portanto a ANEEL afirma que os fatores que levaram a esse aumento foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD).
- Os consumidores terão um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kW/h consumidos.
Segundo o colunista di FDR, Ariel França, os titulares do Bolsa Família podem ter gratuidade na conta de luz, veja como no vídeo:
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é possível conseguir gratuidade na conta de luz com o programa Tarifa Social.